one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ex-presidenta do Chile, Michele Bachelet (2006-2010) renunciou á presidência da ONU mulheres para participar das eleições primárias no Chile

Imagem:

Compartilhar:

Bachelet renuncia à ONU e participará das primárias presidenciais no Chile

Criado em 16/03/13 17h34 e atualizado em 16/03/13 18h06
Por Portal EBC*

Michele Bachelet participará de eleições primárias no Chile
A ex-presidenta do Chile, Michele Bachelet (2006-2010) renunciou á presidência da ONU mulheres para participar das eleições primárias no Chile (Télam)

A ex-presidenta do Chile renunciou oficialmente à direção da ONU Mulheres durante um evento realizado em Nova Iorque nessa sexta-feira (15) e deve apresentar  candidatura para as primárias presidenciais como oposição ao partido do atual presidente Sebastian Piñera em 13 de abril.

O anúncio da pré-candidatura de Bachelet foi feito por Osvaldo de Andrade presidente do Partido Socialista (PS). Segundo Andrade, Bachelet deve estar de volta ao Chile antes de 31 de março.

A possível candidatura de Bachelet à corrida presidencial esquentou o clima eleitoral no país a ponto do presidente Piñera destacar as conquistas de seu governo e afirmar que sua antecessora encontrará “um Chile muito melhor do que deixou”.

As proclamação das eleições primárias será feita conjuntamente entre o Partido Socialista e o Partido Pela Democracia (PPD), ambos integrantes da Concertação, a coalizão de centro-esquerda que converteu Bachelet na primeira mulher presidenta do Chile (2006-2010).

Nas primárias de 31 de março, Bachelet deve enfrentar o democrata cristão Claudio Orrego, o independente Andrés Velasco, que foi seu ministro da Fazenda, e o senador José Antonio Gómez, pré-candidato do Partido Radical Socialdemocrata.

Na mesma data devem ser realizadas as primárias da direita entre Laurence Golborne, ex ministro de Obras Públicas do presidente Sebastián Piñera, apoiado pela União Democrata Independente (UDI) e Andrés Allamand, ex ministro de Defesa e candidato da Renovação Nacional (RN), partido de Piñera.

Bachelet anunciou nesta quinta-feira sua renúncia à direção da ONU Mulheres ao terminar uma comissão realizada em Nova Iorque. “Volto a meu país, mas seguirei trabalhando pelos direitos das mulheres”, afirmou. O secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, ressaltou o trabalho realizado por Bachelet frente à instituição. “Quero expressar minha tremenda gratidão por seu excepcional serviço. Ela foi a pessoa certa, no trabalho certo, no momento certo. Sua liderança visionária deu à ONU Mulheres o começo dinâmico que necessitava.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário