one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Bolívia, Evo Morales

Imagem:

Compartilhar:

Bolívia reitera intenção de recorrer à Haia contra o Chile

Criado em 25/03/13 06h51 e atualizado em 25/03/13 07h44
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Evo Morales
Morales disse que ainda aguarda a possibilidade de diálogo com os líderes chilenos, mas a experiência tem mostrado a impossobilidade de avanços (Sebastian Baryli/CC)

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, reiterou a intenção de processar, na Corte Internacional de Haia, o governo do Chile na disputa para obter uma saída para o mar. Morales disse que ainda aguarda a possibilidade de diálogo com os líderes chilenos, mas a experiência tem mostrado a impossobilidade de avanços. O boliviano criticou os últimos presidentes chilenos Sebastián Piñera, cujo mandato está terminando, e a antecessora Michelle Bachelet.

A disputa entre chilenos e bolivianos por uma área que dá acesso soberano ao mar foi intensificada no século 19 com a chamada Guerra do Pacífico. Na ocasião, a Bolívia perdeu cerca de 400 quilômetros de litoral e 120 quilômetros quadrados de território para o Chile, na disputa que também envolveu o Peru.

Nas críticas aos governantes chilenos, Morales incluiu a ex-presidenta Michelle Bachelet (2006-2010), que concorre, mais uma vez, à Presidência da República. Bachelet, segundo pesquisas de intenção de voto, tem chance de vencer as eleições em dezembro.

"Lembro-me de algumas reuniões privadas com a presidenta Bachelet. Ela [Bachelet] me convidava para reuniões privadas, mas havia alguma proposta? Havia almoço e café da manhã, nada mais. Estou à espera de uma proposta concreta para fazer progressos”, contou Morales.

Nas negociações entre Morales e Bachelet, foi articulada a Agenda dos 13 Pontos, na qual foi incluída a reivindicação da Bolívia por sua própria saída para o mar. Segundo o governo boliviano, as relações com o atual presidente do Chile, Sebastián Piñera, não evoluíram.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário