one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente deposto da República Centro-Africana, François Bozizé

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Segurança condena abusos na República Centro-Africana

Criado em 26/03/13 07h56 e atualizado em 26/03/13 08h08
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

François Bozizé
O presidente deposto da República Centro-Africana, François Bozizé (UNDP/hdptcar)

Brasília - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou a “tomada do poder pela força” na República Centro-Africana, “pediu a restauração da ordem constitucional” e a aplicação dos acordos de paz. A manifestação refere-se à ação dos rebeldes da coligação Seleka que tomaram a capital Bangui e forçaram a deposição do presidente François Bozizé, que abandonou o país e fugiu para Camarões.

A declaração do conselho foi aprovada ontem (25) à noite com o apoio dos 15 países que integram o órgão. O conselho denunciou a violência em Bangui e mortes de soldados sul-africanos nos combates.

Os membros do Conselho de Segurança pedem a "todas as partes que se abstenham de qualquer ato de violência contra civis", incluindo estrangeiros, para facilitar o "acesso irrestrito" da ajuda humanitária e o "respeito pleno" aos direitos humanos.

Em comunicado, o conselho adverte que os autores de abusos, incluindo atos de violência sexual e de recrutamento de crianças para atuar como soldados, serão responsabilizados e que esses "crimes" são punidos pelo Tribunal Penal Internacional.

O líder da rebelião Seleka, Djotodia Michel, que se autoproclamou novo presidente da República, anunciou que vai suspender a Constituição e legislar por decreto por um período de transição de três anos. O governo brasileiro condenou os atos dos rebeldes.

*Com informações da agência pública de informações de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário