one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As medidas são para tentar conter os impactos da crise econômica na zona do euro

Imagem:

Compartilhar:

Crise no Chipre: taxa para depósitos acima de 100 mil euros pode chegar a 30%

Criado em 25/03/13 10h37 e atualizado em 25/03/13 10h59
Por Thais Leitão* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Euro
Crise no Chipre: taxa para depósitos acima de 100 mil euros pode chegar a 30% (Will Spaetzel/ Creative Commons)

Brasília – O porta-voz do governo do Chipre, Christos Stylianides, disse que os depósitos de mais de 100 mil euros do Banco do Chipre, o maior do país, deverão pagar uma taxa de "cerca de 30%". A medida faz parte do acordo prévio, obtido na madrugada de hoje (25), para que o Chipre receba empréstimo de até 10 bilhões de euros da Troika - formada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comunidade Europeia (CE). O acordo evita a falência do país, o que ameaçaria toda a zona do euro.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional:

Segundo a agência de notícias pública portuguesa, Lusa, Stylianides destacou que, com o acordo, Chipre sai de um período de incerteza e de insegurança para a economia. O porta-voz do governo cipriota ressaltou que “uma falha de pagamento foi evitada, o que teria significado uma saída da zona do euro, com consequências devastadoras”. Ele também explicou que o plano concentra-se nos dois bancos que têm problemas, assim como seus grandes depositantes, a maioria russos.

O porta-voz acrescentou que nas próximas semanas também deverá ser assinado com a Troika um acordo que prevê reformas estruturais e privatizações. Os esforços pedidos ao Chipre incluem o combate à lavagem de dinheiro. O país é conhecido como um dos paraísos fiscais da Europa, utilizado especialmente por empresas e grandes depositantes individuais russos.

Na avaliação do ministro das Finanças cipriota, Michael Sarris, o acordo para prevenir o colapso do sistema bancário “é o melhor resultado possível”.

*Com informações da Agência Lusa e da BBC Brasil.


Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário