one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Abertura do FSM 2013

Imagem:

Compartilhar:

Manifestantes da Síria e da Palestina entram em confronto durante o FSM na Tunísia

Criado em 30/03/13 08h48 e atualizado em 30/03/13 09h50
Por Lia Kunzer Edição:Aécio Amado Fonte:Enviada Especial da EBC

Casa Brasil leva projetos do país para Fórum Social Mundial na Tunísia
Abertura do FSM 2013 (ciranda.net)

Túnis – No penúltimo dia do Fórum Social Mundial, nessa sexta-feira (29), militantes palestinos e sírios entraram em confronto. Os palestinos lideravam uma manifestação pelo reconhecimento da Palestina, quando os gritos dos sírios abafaram os outros. Os sírios pediam o fim da interferência americana no país. "Mantenha suas mãos fora da Síria", gritavam os manifestantes.

Houve troca de agressões e empurra-empurra. Os voluntários que trabalham no fórum correram para isolar os líderes de cada lado que trocavam provocações. Estudantes tunisianos que acompanhavam o embate lamentavam a briga. “Essa briga não é da Tunísia. Apoiamos o movimento de supremacia dos dois povos, mas é uma briga deles e não nossa”, disse um dos estudantes que não quis se identificar.

Do lado dos palestinos, um grupo queimou a bandeira de Israel. Uma estudante que participava do ato, Soumaya Ben Sghaier, disse que apoia a união dos países árabes como forma de fortalecer o povo da região.

Depois de alguns minutos, as pessoas foram dispersadas e não houve feridos. As manifestações violentas foram minoria nesses quatro dias de Fórum Social Mundial. No entanto, a universidade que sedia o evento está com várias paredes e o chão pichados. Dizeres em árabe e inglês pediam o fim do capitalismo, libertação da Palestina, entre outros.

O militante brasileiro Douglas Estevam , do Movimento dos Sem Terra (MST), que já participou de outras edições do fóum condenou as manifestações violentas. “O fórum prega a promoção da paz, e não a guerra”, disse.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário