one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro.

Imagem:

Compartilhar:

Nicolás Maduro anuncia morte de Chávez

Criado em 05/03/13 19h02 e atualizado em 05/03/13 20h27
Por Portal EBC

Nicolás Maduro
Nicolás Maduro assume provisoriamente o comando da Venezuela (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Em discurso emocionado trasmitido em cadeia nacional, o vice-presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou a morte do presidente Hugo Chávez  às 16h25 (horário local). "A sua mãe, a seu pai, a seus irmãos, a suas filhas e netos e a todo nosso povo transmitimos nossa dor", disse. Maduro anunciou que a equipe de governo e o comando militar do país assumem a herança deixada pelo presidente. "Nós assumimos sua herança junto ao acompanhamento do povo".

"A família dessa pátria que  nos deixa como herança livre e suprema. Teremos que crescer por cima dessa dor e dessa dificuldade. Vamos crescer, vamos nos fazer dignos, herdeiros e filhos de um homem gigante, como foi Hugo Chávez", disse.  Maduro ressaltou que o plano de proteção aos cidadãos venezuelanos será implementado pelas forças armadas do país.

Ouça o anúncio da morte de Chávez, proferido por Maduro:

“Vamos crescer, vamos nos fazer dignos, herdeiros e filhos de um homem gigante, como foi o presidente Hugo Chávez. Amor, paz, unidade, batalha e vitória. A vitória de hoje é a união do povo e da paz. Povo e Forças Armadas".

LEIA TAMBÉM:
- Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez
- Em 12 anos de governo, Chávez adotou medidas nacionalistas e estatizantes
- Segundo Constituição da Venezuela, deverão ser realizadas novas eleições

Maduro afirmou que o governo continuará nas próximas horas informarmando sobre os planos para fazer a homenagem póstuma a  Hugo Chávez e onde será velado seus restos mortais. "Todos esses detalhes que o povo venezuelano quer saber. Chamar a calma e a paz, vamos assumir juntos a herança", disse.

Trajetória de Maduro

Ex-motorista de ônibus e líder sindical, Nicolás Maduro, 51 anos, assume provisoriamente o comando país. Maduro foi deputado na Assembleia Nacional da Venezuela e deixou a atividade parlamentar em 2006 para o cargo de ministro das relações exteriores do governo Chávez. Foi nomeado vice-presidente Executivo em outubro de 2012 e, dois meses depois, assumiu a presidência da Venezuela quando Hugo Chávez iniciou em Cuba tratamento contra o câncer. Ainda em dezembro, Chávez admitiu pela primeira vez que a doença poderia afastá-lo do comando do país e pediu aos eleitores venezuelanos que escolhessem Maduro como seu sucessor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário