one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria

Imagem:

Compartilhar:

ONU alerta para violações de direitos humanos na República Centro-Africana

Criado em 25/03/13 14h45 e atualizado em 25/03/13 15h01
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, defendeu a punição dos “responsáveis ​​por cometer tais violações” na República Centro-Africana. Pelos relatos, ao menos nove soldados sul-africanos foram mortos ontem (24) ao tentar impedir a ação dos rebeldes que tomaram Bangui, a capital da República Centro-Africana(Africa Renewal)

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, advertiu hoje (25) estar preocupado com os “graves relatos de violações de direitos humanos” na República Centro-Africana (RCA). Ontem (24), o país foi alvo de um golpe de Estado, no qual foi deposto o presidente François Bozizé - que se refugiou em Camarões.

Ban Ki-moon defendeu a punição dos “responsáveis ​​por cometer tais violações” na República Centro-Africana. Pelos relatos, ao menos nove soldados sul-africanos foram mortos ontem (24) ao tentar impedir a ação dos rebeldes que tomaram Bangui, a capital da República Centro-Africana.

Houve também relatos de saques na capital, incluindo escritórios da ONU. Segundo funcionários, estão sendo tomadas precauções para proteger o pessoal e os equipamentos das Nações Unidas. A diretora nacional do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), Amy Martin, descreveu a situação de segurança na capital como imprevisível.

Os funcionários que atuam em áreas consideradas não essenciais estão temporariamente em Yaoundé, Camarões. Segundo a ONU, 1,5 milhão de pessoas na República Centro-Africana precisam de assistência.

Os rebeldes que depuseram o presidente Bozizé o acusam de descumprir o acordo de paz, assinado em 11 de janeiro, em Libreville, Gabão. Nele, foi negociado um cessar-fogo e a criação de um governo de unidade nacional.  

*Com informações da agência de notícias das Nações Unidas   //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário