one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires. Ele é o primeiro papa latino-americano

Imagem:

Compartilhar:

Papa Francisco vai desfilar em papamóvel antes da missa inaugural

Criado em 18/03/13 14h01 e atualizado em 18/03/13 14h19
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Enviada Especial da EBC/Agência Brasil

papa argentino 2 perfil
Papa Francisco vai desfilar em papamóvel antes da missa inaugural (Reprodução)

Vaticano –  Os fiéis poderão ver o papa Francisco de perto amanhã (19), antes da missa que inaugura seu pontificado. Francisco deixará a Casa de Santa Marta, onde está hospedado, e usará o papamóvel – no qual pode ficar de pé, permitindo que seja visto de corpo inteiro. O papa fará um passeio curto na área próxima à Praça São Pedro, na qual está a basílica de mesmo nome, e saudará os peregrinos.

O passeio ocorrerá por volta das 8h50 (4h50 de Brasília). A missa está marcada para começar às 9h30 (5h30 de Brasília). A missa será antecedida por vários rituais do período medieval, que são conduzidos por cardeais e patriarcas das igrejas católicas orientais - ordodoxa síria, armênia, grega e russa, por exemplo.

Leia também:

Anel usado pelo papa Francisco será de prata dourada

Missa de inauguração do novo papado reúne líderes de vários países e religiões

Brasão do papa Francisco faz homenagem a Jesus Cristo, Maria e José

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a presença dos patriarcas orientais simboliza a integração entre as religiões. A missa será celebrada em grego. Mas a homilia será em italiano.
 
A missa também homenageará São José, cuja data é celebrada amanhã. Por isso, serão feitas leituras referentes ao santo. O papa Francisco não dará a comunhão – a hóstia consagrada. Cerca de 500 padres darão a hóstia consagrada aos fiéis na Praça São Pedro.

A cerimônia começa no túmulo de São Pedro – considerado o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana – que está no altar central da basílica de mesmo nome. São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, porque ele se considerava indigno de morrer da mesma forma que Cristo.

Na área onde está o túmulo de São Pedro, são mantidos o anel do pescador, o manto de lã (chamado em latim de pallium) e o Livro dos Evangelhos, que serão entregues ao papa.  O ritual, que começa no centro da basílica, é acompanhado pelos cardeais e pelos patriarcas das religiões orientais. Há, ainda,  cânticos gregorianos.

Durante a procissão, é cantada a música Laudes Regiae (de Cristo Rei), o que significa “em honra de Cristo”, segundo o Vaticano. O mesmo cardeal que anunciou a célebre frase Habemus Papam (Temos Papa), o francês Jean-Louis Tauran Pierre, colocará o manto sobre os ombros do papa, enquanto o anel será colocado no anelar da mão direita pelo decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano.

O manto é uma vestimenta litúrgica, feita de uma tira de pano de lã branca, e representa a tarefa do pastor, que é conduzir as ovelhas, no caso os fiéis. Após o encerramento da etapa, é iniciada a missa. Tradicionalmente, os cardeais fazem o ritual de obediência ao papa. Mais de 180 cardeais são celebrantes da missa. Também estarão presentes os padres José Rodríguez Carballo e Adolfo Nicolás Pachón.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário