one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plano de Paz entre governo e as FARC pretende por fim a conflito de 50 anos.

Imagem:

Compartilhar:

Parlamentares colombianos estão em Cuba para reunião com as Farc

Criado em 04/03/13 12h54 e atualizado em 04/03/13 13h31
Por Leandra Felipe Edição:Lílian Beraldo Fonte:Correspondente Agência Brasil

Farc
Parlamentares colombianos estão em Cuba para reunião com as Farc (Medea Material)

Bogotá - Seis parlamentares da Colômbia viajaram a Havana, Cuba, ontem (3), para se reunirem com os negociadores de paz das Forças Armada Revolucionárias da Colômbia (Farc). O objetivo é acompanhar o andamento do processo, além de tratar de temas sensíveis como a participação política das Farc, após o término do conflito, e a reparação das vítimas.

Em comunicado, o governo colombiano explicou que a delegação é composta pelo presidente do Senado, Roy Barreras, e por membros da Comissão de Paz do Congresso. “A delegação terá dois dias de reuniões em Havana, para discutir a visão do Congresso sobre as vítimas do conflito e para avaliar como está o processo para terminar o conflito armado e construir uma paz estável e duradoura”, diz o texto.

De acordo com o comunicado, emitido pela Presidência da República do país, a delegação teve autorização do governo de Juan Manuel Santos para ir a Cuba.

Analistas colombianos e a imprensa do país apontam que a viagem servirá para que os parlamentares conversem com representantes das Farc sobre a participação de ex-guerrilheiros na vida política do país, após firmado um acordo de paz.

A possibilidade de que as Farc possam formar um partido político e de que seus integrantes tornem-se elegíveis é um dos temas que encontra a maior resistência entre os representantes políticos da direita no país e em parte da opinião pública.

Em sua conta no Twitter, o ex-presidente Álvaro Uribe, uma das vozes mais críticas ao processo de paz no país, fez várias observações contrárias à participação da guerrilha, após selada a paz no país. "Elegibilidade de terroristas, que democracia discute com terroristas garantias à oposição política?", questionou Uribe.

Mesmo com as críticas, o presidente Santos já afirmou que, após um acordo de paz, as Farc “poderiam fazer política”. O chefe dos negociadores do governo na mesa de diálogos, Humberto de la Calle, também tem chamado a atenção para isso. Em diversas entrevistas, La Calle declarou que “se as Farc querem fazer política, elas devem concluir o processo de paz e ganhar eleições”.

Do lado da guerrilha, o discurso ratifica o interesse pela participação política. Em recente entrevista à revista colombiana Semana, o número 2 das Farc e chefe da delegação do grupo em Havana, Iván Márquez, disse que gostaria “de fazer política de maneira aberta e legal”.

Na última sexta-feira (1º), as Farc e o governo sinalizaram avanços nas negociações sobre o tema da reforma agrária no país.

A mesa de negociações está em recesso e retomará os debates no próximo dia 11 de março.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário