one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota

Imagem:

Compartilhar:

Patriota nega vazio na Embaixada do Brasil em Roma

Criado em 20/03/13 07h46 e atualizado em 20/03/13 08h07
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Antonio Patriota
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota lembrou que durante o processo de transição entre embaixadores – José Viegas Filho substituído por Neiva Tavares – houve a renúncia do papa emérito Bento XVI (Valter Campanato/ABr)

Vaticano – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, negou hoje (20) à Agência Brasil que ocorra “um vazio” na Embaixada do Brasil na Itália. Ele disse que o encarregado de negócios, o diplomata Luís Henrique Sobreira Lopes, é o responsável pela representação, enquanto o novo embaixador Ricardo Neiva Tavares prepara sua chegada a Roma para as próximas semanas. Segundo o chanceler, essa é uma situação normal.

“Não existe vazio”, disse Patriota. “Qualquer chancelaria no mundo enfrenta a mesma situação: a rotação de embaixadores em intervalos regulares”, acrescentou. O ministro acompanha a presidenta Dilma Rousseff, que se encontra hoje com o papa Francisco, no Vaticano. “O Itamaraty [Ministério das Relações Exteriores] está acostumado a isso.”

Patriota lembrou que durante o processo de transição entre embaixadores – José Viegas Filho substituído por Neiva Tavares – houve a renúncia do papa emérito Bento XVI, no último dia 28, o conclave (para a eleição do sucessor) e o início do pontificado do papa Francisco, inaugurado ontem (19).

“O que era inesperado, a situação do Sumo Pontífice com a renúncia, e a troca [de embaixadores] coincidiu com a mudança na embaixada em Roma, o que pode acontecer em qualquer chancelaria”, ressaltou o ministro.

Patriota reiterou, porém, que em momento algum a Embaixada do Brasil ficou vazia. “Mesmo antes da aprovação do nome do embaixador Ricardo Neiva Tavares, a titularidade estava com o encarregado de negócios [diplomata Sobreira Lopes]. O novo embaixador [Neiva Tavares] chegará dentro de algumas semanas para colocar a casa em funcionamento.”

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário