one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As novas eleições presidenciais devem ser marcadas para 30 dias após o empossamento de Maduro como presidente interino.

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa eleitoral mostra Maduro com 49,2% na disputa presidencial na Venezuela

Criado em 18/03/13 22h09 e atualizado em 18/03/13 22h16
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:Correspondente da EBC

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro
Durante o funeral de Hugo Chávez, o nome de Maduro foi amplamente divulgado como o candidato apoiado pelo presidente, que antes de morrer o designou como seu sucessor político(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Bogotá - A primeira pesquisa das intenções de voto para as eleições presidenciais na Venezuela, mostra vantagem do candidato governista, o presidente interino Nicolás Maduro, sobre o oposicionista, o governador do estado de Miranda, Enrique Capriles.  As eleições estão marcadas para dia 14 de abril. Na Venezuela não há segundo turno e o voto é facultativo.

A pesquisa foi feita empresa Datanálisis e publicada hoje (18) pela companhia mundial de serviços financeiros Barclays. Feita entre os dias 11 e 13 de março por telefone, é a primeira pesquisa divulgada após a morte do presidente Hugo Chávez no dia 5.

Segundo a Datanálisis, Maduro tem 49,2% das intenções de voto e Capriles, 34,8%, uma diferença de 14,4% a favor do governista. No total, sete candidatos disputam as eleições presidenciais do país e, com exceção de Maduro e Capriles, nenhum teve um percentual expressivo na pesquisa.

"O candidato do governo abriu vantagem sobre o candidato opositor. No entanto, Maduro só ganhou dois pontos percentuais com relação à pesquisa anterior [feita antes do anúncio oficial das candidaturas], mostrando um efeito de simpatia limitado, apesar do esforço do governo em aproveitar o período de luto presidencial", disse a empresa Datanálisis em nota.

Durante o funeral de Hugo Chávez, o nome de Maduro foi amplamente divulgado como o candidato apoiado pelo presidente, que antes de morrer o designou como seu sucessor político. Nas eleições presidenciais de outubro do ano passado, Chávez derrotou Capriles, com 11 pontos de vantagem.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) determinou que a campanha eleitoral terá dez dias de duração em abril, mas ambos os candidatos começaram a buscar apoio nas regiões do país e a trocar acusações.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário