one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente da África do Sul, Jacob Zuma

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da África do Sul diz não ter plano para retirar tropas da República Centro-Africana

Criado em 25/03/13 09h18 e atualizado em 25/03/13 09h35
Por Thais Leitão* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Zuma defende intervenção policial na região em que houve confrontos com trabalhadores
Presidente da África do Sul, Jacob Zuma (World Economic Forum/Creative Commons)

Brasília - O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse hoje (25) não ter qualquer plano imediato para retirar as tropas sul-africanas que estão na República Centro-Africana. No fim de semana, rebeldes da coligação Seleka tomaram a capital Bangui e, durante os conflitos, 13 soldados sul-africanos morreram e 27 ficaram feridos.

Jacob Zuma garantiu que a ação dos rebeldes não vai impedir a missão de paz e segurança das tropas que estão no país. Ele enfatizou que, como membro da União Africana, a África do Sul rejeita qualquer tentativa de conquista do poder pela força.

Após uma nova ofensiva na semana passada, o grupo rebelde Seleka tomou o controle do palácio presidencial de Bangui, capital da República Centro-Africana, ontem (24).

Os rebeldes acusam o presidente François Bozize de ter descumprido sua parte no acordo de paz, por meio do qual comprometeu-se a integrar os guerrilheiros ao Exército ou à vida civil, e anunciaram sua intenção de derrubá-lo do poder.

Um porta-voz do presidente informou, nesse domingo (24), que ele havia deixado o país e que estava na República Democrática do Congo. O porta-voz também confirmou que os rebeldes controlam todos os locais estratégicos da capital.

Em janeiro, cerca de 200 soldados sul-africanos foram enviados à República Centro-Africana para ajudar as tropas governamentais, mal equipadas e sem treino adequado, após uma ofensiva da coligação rebelde Seleka, no início de dezembro.

*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil.

Edição: Juliana Andrade
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário