one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

Relator das Nações Unidas acusa Coreia do Norte de crimes contra a humanidade

Criado em 11/03/13 16h13 e atualizado em 11/03/13 16h38
Por Agência Brasil Fonte:Agência Lusa, de Portugal

Brasília - Um relator do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas acusou hoje (11) a Coreia do Norte de crimes contra a humanidade, enumerando uma série de violações cometidas pelo regime do país asiático.

Perante o Conselho de Direitos Humanos, reunido em Genebra, na Suíça, até dia 22, Marzuki Darusman, antigo chefe da diplomacia da Indonésia e autor do relatório sobre a situação na Coreia do Norte, disse ter detectado nove tipos de violações de direitos humanos muito preocupantes.

Entre essas violações, disse, estão torturas e desaparecimentos forçados, detenções arbitrárias e campos de prisioneios, ausência de liberdade de expressão e privação de alimentos à população.

“Creio que muitos, se não todos, desses nove tipos de violações identificados no meu relatório podem ser considerados crimes contra a humanidade”, concluiu.

O relator fez um apelo à criação de uma comissão de inquérito internacional sobre os direitos humanos na Coreia do Norte, que se tem recusado sistematicamente a cooperar com este e outros investigadores das Nações Unidas.

No mês passado, a Alta Comissária para os Direitos Humanos, Navi Pillay, denunciou a situação “lamentável” na Coreia do Norte e disse que uma comissão de inquérito é “esperada há muito”.

Segundo a agência AFP, União Europeia e Japão deverão formalizar a proposta de criação daquela comissão junto do Conselho de Direitos Humanos.

A Coreia do Norte já rejeitou as críticas, através do seu representante no Conselho de Direitos Humanos, Kim Ju Song, que qualificou o relator Marzuki Darusman como um membro das “forças hostis”.

“Sejamos claros, as violações de direitos identificadas no relatório não existem”, disse, acrescentando que o regime norte-coreano “vai continuar a proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais do seu povo”.

Também o delegado chinês no conselho disse que a criação de uma comissão de inquérito não fará mais do que “agravar as tensões” na península coreana.

Irã, Cuba e Venezuela são outros países que criticam a criação da comissão, acusando os países ocidentais de dois pesos e duas medidas e apelando antes ao diálogo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário