one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente interino Maduro (esq.) e o opositor Capriles (dir.)

Imagem:

Compartilhar:

Candidatos à presidência da Venezuela fazem comícios e promessas

Criado em 02/04/13 22h28 e atualizado em 02/04/13 23h49
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:EBC

Capriles e Maduro Venezuela Eleições
O presidente interino Maduro (esq.) e o opositor Capriles (dir.) (Télam)

Bogotá - Os principais candidatos à presidência da Venezuela participaram de comícios  e fizeram promessas hoje (2), primeiro dia de campanha, para as eleições de 14 de abril.  Na cidade de Maturín, o oposicionista Henrique Capriles, prometeu emprego, segurança e acabar com a inflação.  O presidente interino e candidato governista Nicolás Maduro, também fez promessas e disse que criará novas missões sociais um dia depois de ser eleito, seguindo um planejamento deixado por Hugo Chávez, morto no dia 5 de março.

Ambos candidatos conseguiram levar multidões às ruas. Em Maturín, capital de Monagas e reduto oposicionista, Capriles declarou: "Sou a oposição, sou a solução!" Em seu primeiro discurso de campanha, ele se concentrou em fazer promessas voltadas para programas sociais.

"Eu venho dizer que haverá emprego, segurança e que acabaremos com a inflação e com a corrupção. Venho dizer que as pessoas da terceira idade terão suas pensões e também vale-medicamentos", disse Capriles, que assumiu estar em desvantagem em relação ao candidato governista. " Não tenho a estrutura do governo, não tenho apoio do Conselho Nacional Eleitoral e nem da Justiça venezuelana, mas tenho esperança".

A agenda de Nicolás Maduro teve dois grandes eventos no primeiro dia de campanha. Pela manhã, visitou o município de Sabaneta (cidade natal de Hugo Chávez) e depois  Maracaibo, capital de Zuila, importante região petrolífera do país. Ele falou do projeto de implantar "micromissões sociais", ampliando o programa das missões, marca registrada dos 14 anos do governo de Hugo Chávez.

"Um dia depois de eu ser juramentado, vou criar micromissões porque Chávez deixou tudo isso planejado e organizado", prometeu o candidato, explicando que isso será feito nas áreas de saúde, da indústria e para combater a insegurança no país.

Maduro também criticou a oposição, dizendo que integrantes da Força Armada Nacional Bolivariana "estão em alerta ante planos de desestabilização da direita". "Eles [a oposição] procuram por militares que se neguem a reconhecer a decisão do povo venezuelano nas eleições de 14 de abril", disse Maduro.

Na quarta-feira (3), o candidato visitará a cidade de Merida, capital do estado que leva o mesmo nome. Enrique Capriles tem agenda em Sabaneta, terra natal de Chávez, lugar visitado por Maduro, na abertura da campanha.

* Com informações da Agência Venezuelana de Notícias (AVN), Venezuela de Televisão (VTV) e BBC Mundo.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário