one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Carvalho de Azevêdo

Imagem:

Compartilhar:

Candidatura de embaixador brasileiro na OMC atende a apelos de vários países, diz Patriota

Criado em 04/04/13 12h59 e atualizado em 04/04/13 13h27
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Brasília – A candidatura do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, 55 anos, ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), atende aos anseios do Brasil e de vários países em desenvolvimento e desenvolvidos que procuraram o governo. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Azevêdo conta com o apoio explícito do Mercosul (Argentina, Uruguai e Venezuela, pois o Paraguai está suspenso).

“Em função de manifestações múltiplas e diversificadas e de vários países, isso nos estimulou a ir em frente. Uma avaliação nossa de fundo é que as demais candidaturas [são mais oito] não atendiam aos nossos interesses”, ressaltou o chanceler hoje (4), na Comissão de Relações Exteriores, do Senado.

Até o dia 9, Azevêdo e mais oito candidatos enfrentam uma nova etapa na disputa, em Genebra, na Suíça. É o início das consultas informais aos países que integram a organização sobre suas preferências entre os nove candidatos à função. A decisão final ocorre até 31 de maio.

O processo de escolha do diretor-geral da OMC é conduzido até que se chegue a um nome de consenso. Não há voto. Além de Azevêdo, concorrem à direção-geral da OMC Alan John Kwadwo Kyerematen, de Gana; Anabel González, da Costa Rica; Mari Elka Pangestu, da Indonésia; Tim Groser, da Nova Zelândia; Amina C. Mohamed, do Quênia; Ahmad Thougan Hindawi, da Jordânia; Herminio Blanco, do México, e Taeho Bark, da Coreia do Sul.

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou que serão três rodadas de consultas. Na primeira, de 2 a 9 de abril, a partir das indicações de cada um membros da OMC, os cinco nomes mais votados avançarão para a rodada seguinte, que ainda não teve suas datas anunciadas.

Na segunda etapa, serão selecionados dois nomes, que disputarão a rodada final de consultas. O processo deverá estar concluído até 31 de maio. O candidato selecionado deverá assumir em setembro, quando termina o mandato do atual diretor-geral.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário