one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

Celebrações do aniversário do fundador da Coreia do Norte aumentam alerta no Japão

Criado em 15/04/13 07h39 e atualizado em 15/04/13 08h12
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Bandeiras da Coreia do Norte
Celebrações do aniversário do fundador da Coreia do Norte aumentam alerta no Japão (John Pavelka/Wikimedia Commons)

Brasília – O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, disse hoje (15) que o país está em “alerta elevado” devido à possibilidade de a Coreia do Norte promover testes com mísseis durante as celebrações do aniversário do seu fundador, Kim Il-sung – avô do atual presidente norte-coreano, Kim Jong-un. O aniversário de 101 anos de Kim Il-sung é comemorado nesta segunda-feira.

“Estamos vigilantes e em elevado estado de alerta”, disse Onera. Ontem (14) o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que está em Tóquio, capital japonesa, reiteraram que os dois países continuarão a cooperação em meio às ameaças da Coreia do Norte.

Leia também:

Coreia do Norte rejeita acordo com a Coreia do Sul sobre funcionamento de parque industrial

O aniversário de Kim Il-sung é a celebração mais importante da Coreia do Norte. Muitos especialistas consideram provável que as autoridades norte-coreanas promovam os testes, aproveitando a data. No fim de semana, as autoridades sul-coreanas não observaram indicações de testes por parte da Coreia do Norte.

As celebrações em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, começaram à meia-noite de ontem com a visita do atual presidente ao mausoléu do avô, no Palácio do Sol de Kumsusan, no qual também está também o corpo embalsamado do pai, Kim Jong-il, para prestar homenagens, segundo a agência estatal de notícias do país, KCNA.

Participaram da cerimônia Kim Jong-un, autoridades militares norte-coreanas, entre as quais Jang Song-thaek, tio do líder norte-coreano e apontado como o número 2 do regime, que depositaram flores no mausoléu de Kim Il-sung.

Também houve homenagens, com flores, na estátua de bronze de Kim Il-sung em Pyongyang, que tinha as ruas decoradas. A Coreia do Norte celebra todos os anos em 15 de abril, conhecido como o Dia do Sol, o nascimento de Kim Il-sung, com diversas atividades.

Kim Il-sung fundou o Estado comunista norte-coreano em 1948 sob a própria doutrina, chamada de juche – uma versão do socialismo baseada na autossuficiência. Ele presidiu o país até a sua morte, em 1994, quando o filho Kim Jong-il lhe sucedeu, tendo liderado a Coreia do Norte também até a sua morte, em dezembro de 2011.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário