one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Libertação pelas Farc do jornalista francês, Romeo Langlois, capturado em abril de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Cruz Vermelha: apesar dos avanços Colômbia ainda sofre efeitos do conflito

Criado em 24/04/13 18h04 e atualizado em 24/04/13 21h34
Por Leandro Melito - Portal EBC

Apesar dos recentes avanços em direção à paz, com a negociação iniciada entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o país  continua sendo afetado pelo conflito armado.

Confira em vídeo o relato de Jordi Raich, chefe da delegação do CICV em Bogotá

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O CICV reconhece os avanços do Estado “na atenção e reparação concedidas a uma grande quantidade de vítimas”, mas considera preocupante que uma porcentagem significativa de vítimas fique excluída da ajuda estatal, “particularmente as que são vítimas de uma violência que não se refere ao conflito armado".

LEIA TAMBÉM:

Cruz Vermelha pede proteção às vítimas de grupos armados colombianos.

Relatório elaborado pela delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Colômbia  sobre o ano de 2012 apontou que tanto a população civil de zonas isoladas quanto os moradores das grandes cidades foram afetados por mortes, ameaças, desaparecimentos, deslocamentos forçados, violência sexual e ataques contra a missão médica.

A instituição registrou 880 supostas violações das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH) por todas as partes em conflito, assim como transgressões das normas fundamentais de proteção da pessoa humana pelos diferentes atores armados.

No relatório, o Comitê constatou “a deterioração das condições de vida da população civil devido ao recrudescimento das hostilidades” nas províncias de Cauca, Norte de Santander, Caquetá, Arauca, Putumayo e Nariño, aponta o documento.

Segundo o CICV também foram constatadas “consequências provocadas por novos grupos armados organizados ou por atores da violência armada” em cidades como Medelin, Buenaventura e Tumaco.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário