one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo é um dos candidatos a diretor-geral da OMC.

Imagem:

Compartilhar:

Escolha de diretor-geral da OMC entra na segunda etapa

Criado em 16/04/13 07h43 e atualizado em 16/04/13 07h51
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Roberto Carvalho de Azevêdo
O brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo é um dos candidatos a diretor-geral da OMC. (José Cruz / ABr)

Brasília - O candidato brasileiro ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, enfrenta a partir de hoje (16) até o dia 25 a segunda etapa na disputa. Azevêdo concorre ao posto com mais quatro candidatos: Herminio Blanco (México),  Taeho Bark (Coreia do Sul), Mari Elka Pangestu (Indonésia) e Tim Groser (Nova Zelândia). A decisão final é esperada para o dia 29 de maio.

O diretor da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., Marcos Imamura, disse à Agência Brasil que o fato de Azevêdo estar entre os finalistas na disputa demonstra  o interesse brasileiro em se estabelecer como liderança no cenário externo.

“A indicação do embaixador Roberto Azevêdo demonstra novamente o interesse do país em se estabelecer como liderança consolidada nas organizações internacionais, da mesma forma que o país busca obter seu assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse. Para ele, a possibilidade de o embaixador ser eleito representa a posição de destaque do Brasil.

Na avaliação de Imamura, uma eventual derrota também trará consequências. “Entretanto, não se pode deixar de considerar que a própria defesa do candidato brasileiro e a busca por consenso ao redor de seu nome envolvem negociações com os demais membros da OMC e que uma eventual derrota do embaixador Azevêdo não deixa de ter seus custos políticos”, disse.

Autora do livro Antidumping, Subsídios e Medidas Compensatórias e colaboradora da obra  Guerra Comercial ou Integração Mundial pelo Comércio? A OMC e o Brasil, a economista com especialização em comércio exterior Josefina Guedes disse à Agência Brasil que é fundamental estar atento às prioridades da organização para o período 2013-2014.

“[É a fase de] fortalecimento e [de] definir qual deverá ser o novo papel da organização. Tudo isso deverá ser feito rápido, visto o aumento acentuado dos acordos bilaterais e plurilaterais dos países-membros”, ressaltou a especialista.

A escolha do novo diretor-geral da OMC é feita quando um nome obtiver mais apoio entre os integrantes da organização. O processo do diretor-geral é conduzido de tal maneira que se obtenha um nome de consenso. Não há voto. A escolha será em três etapas. Cada um dos 159 países que integram o órgão vota em quatro nomes.

Desde o lançamento de sua candidatura, em 28 de dezembro de 2012, Azevêdo foi a 46 países-membros da organização para apresentar suas propostas. Ele esteve  na América do Sul e na Europa, na América Central, no Caribe e na África, assim como na Ásia, na América do Norte e no Oriente Médio.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário