one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maré Branca toma ruas da capital da Espanha para protestar contra privatizações no sistema de saúde pública

Imagem:

Compartilhar:

Espanha tem protesto contra privatização da saúde pública

Criado em 22/04/13 09h20 e atualizado em 22/04/13 09h47
Por Portal EBC*

Espanha Madri Protesto Espanha
Maré Branca toma ruas da capital da Espanha para protestar contra privatizações no sistema de saúde pública (Télam)

As principais avenidas de Madri (Espanha) foram tomadas neste domingo (21) por uma manifestação contra os planos do governo de privatizar a gestão de seis hospitais e 27 centros de saúde. O movimento ficou conhecido como Maré Branca, em alusão à cor do jaleco usado pelos médicos.

As milhares de pessoas vestidas de branco, entre elas profissionais e usuários do sistema de saúde, foram convocadas por entidades sindicais para o protesto pacífico que teve como slogan “saúde pública não se vende, se defende'.

A marcha, a quinta neste ano, começou na praça central de Cibeles, passou por diversos hospitais da região e culminou na Porta do Sol. Ao término do movimento, foi lido um manifesto contra o governo local, comandado pelo Partido Popular (PP), de direita.

A Maré Branca exigiu a demissão do presidente da Comunidade de Madrid (uma das regiões autônomas espanholas), Ignacio González; e seu conselheiro de saúde, Javier Fernández-Lasquetty.

Histórico

Em 27 de dezembro do ano passado, o parlamento regional de Madri deu luz verde a uma norma que deve permitir a privatização de seis clínicas e 10% dos centro de atenção primária da região autônoma. Com apoio majoritário do PP, o legislativo aprovou a Lei a Acompanhamento dos Pressupostos para 2013, da qual a autorização de mudanças no sistema de saúde faz parte.

Com a medida, o governo local pretende cortar gastos com saúde em 7%, quase 2 milhões de euros.

A Maré Branca afirmou que a saúde pública na Espanha tem um custo inferior à média europeia e mundial.

O Partido Socialista Obrero Espanho, principal grupo de oposição, iniciou na semana passada uma ofensiva para denunciar o plano de cortes e de privatização do governo de Mariano Rajoy, presidente da Espanha.

Com informações da agência pública de notícias da Argentina- Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário