one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Indígenas de Cauca

Imagem:

Compartilhar:

Índios julgam e condenam guerrilheiros das Farc acusados de matar líder indígena

Criado em 29/04/13 23h49 e atualizado em 30/04/13 07h24
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte: Correspondente da Agência Brasil/EBC

Indígenas de Cauca
Indígenas de Cauca (Dulce Carito / Creative Commons)

Bogotá - A Associação dos Cabildos (líderes) Indígenas do Norte de Cauca (Acin), Sudoeste colombiano, condenou a 40 anos de prisão, dois guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pela morte de um líder indígena da região. Na audiência ocorrida hoje (29), a Acin também condenou os dois guerilheiros ao "tronco" e castigados com chicotadas.

De acordo com a associação, os integrantes das Farc Jhon Jairo Mayorca e Sibilido UI foram julgados sob a acusação de ter matado, com 18 tiros, o médico indígena Benancio Taquinas, 49 anos de idade, no dia 18 de abril deste ano. Taquinas atuava na comunidade de o The Wala, tinha sete filhos e era um "guardião do território" - considerado um líder e guia espiritual.

A Acin representa a etnia indígena Nasa, uma das mais populosas da Colômbia. De acordo com a associação, o líder morto havia denunciado ameaças de milícias das Farc ao governo colombiano e a organismos como a Cruz Vermelha do país, em busca de proteção. Segundo a associação, este ano quatro índios foram mortos por grupos armados que atuam na região. Além dos dois condenados, três guerrilheiros foram absolvidos e outro aguarda julgamento.

Em um comunicado, os nasas explicaram que os guerrilheiros foram capturados pela guarda indígena. O julgamento foi feito com base em normas internas da comunidade, observando o "direito próprio". Para aplicar as sanções aos guerrilheiros, os nasas se respaldaram no Convênio 69 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre povos indígenas e tribais em países independentes. O documento diz que os povos indígenas têm direito de conservar seus costumes e instituições próprias, adicionalmente aos direitos reconhecidos para toda a população.

O julgamento começou sábado (27) e terminou na noite de hoje. Além da acusação da morte de Taquinas, a comunidade julgou os guerrilheiros pela morte de mais dois índios: Rafael Mauricio Girón (morto em janeiro) e Salatier Méndez (morto em dezembro).

O porta-voz da associação, Feliciano Valencia, disse que a comunidade está cansada da guerra. "Não queremos mais a presença de nenhum grupo armado que atente contra a nossa comunidade", declarou em uma entrevista à imprensa em Toribio, no sábado.

Não é a primeira vez que os nasas fazem julgamentos em seu território. No ano passado, guerrilheiros que desrespeitaram a norma de cessar-fogo na região de Toribio, imposta pelos indígenas, foram julgados e chicoteados em praça pública.

Dias antes, os indígenas exigiram a saída das tropas do Exército e da guerrilha. Integrantes da guarda indígena chegaram a disparar suas armas na diração de soldados do exército colombiano. Mas o presidente do país, Juan Manuel Santos, conseguiu fechar um acordo com a comunidade. A região de Toribio é considerada zona vermelha de conflito, local de vários combates entre o Exército e a guerrilha.

O representante da Acin, Nestor Cristanchao, explicou à Agência Brasil que o julgamento ocorrido hoje é reconhecido pelo governo colombiano, porque a Constituição do país, de 1991, prevê a autonomia dos povos indígenas, conforme a ratificação do Convênio 69 da OIT.
"Existe um tramite a ser cumprido. Mas o julgamento que aplicamos tem valor para o Estado. Por isso, os guerrilheiros serão entregues ao governo colombiano e encaminhados ao sistema prisional do país", disse.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário