one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Irã avisa que vai enriquecer urânio a 20% e nega percentuais superiores

Imagem:

Compartilhar:

Irã inaugura duas minas de extração e uma unidade de produção de urânio

Criado em 09/04/13 09h59 e atualizado em 09/04/13 10h11
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Mahmoud Ahmadinejad
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012 (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou hoje (9) o lançamento de uma nova unidade de produção de urânio e o início das operações em duas minas de extração do material. As iniciativas ocorrem em meio às ameaças da Coreia de Norte de deflagrar uma guerra nuclear, assim como no momento em que o Irã é alvo de sanções internacionais, justamente por desenvolver programa nuclear.

As duas minas estão localizadas na cidade de Saghand, no centro do país, operam a 350 metros de profundidade e estão a 120 quilômetros da unidade que produz yellowcake (estado impuro de óxido de urânio, utilizado em instalações de enriquecimento), na cidade de Ardakan, província de Yazd.

A ordem de lançamento das operações foi dada por Ahmadinejad. A ideia, segundo as autoridades iranianas, é produzir 60 toneladas por ano de yellowcake. O presidente disse, em videoconferência, que a indústria nuclear do país está em desenvolvimento e fazendo conquistas permanentes.

O Irã é submetido a sanções internacionais por manter um programa nuclear, que é suspeito de produzir armas. As autoridades iranianas negam irregularidades no programa e dizem que ele tem fins pacíficos. O Irã diz ser signatário do Tratado de Não Proliferação (TNP) e que tem direito de desenvolver e adquirir tecnologia nuclear para fins pacíficos.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV
 

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário