one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, visitou os irmãos Fidel e Raúl Castro

Imagem:

Compartilhar:

Maduro visita Fidel Castro e reforça aliança com Cuba

Criado em 28/04/13 11h12 e atualizado em 28/04/13 11h37
Por Leandra Felipe Edição:Andréa Quintiere Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, visitou ontem (27) o ex-presidente Fidel Castro, líder político cubano. Os dois se reuniram durante cinco horas e falaram da conjuntura política latino-americana e relembraram o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Maduro também se reuniu com o presidente de Cuba, Raul Castro, para fechar convênios de cooperação bilateral nas áreas de saúde, economia, educação e cultura.

Foi a primeira viagem presidencial de Maduro após a posse, em 19 de abril. Ele havia viajado para participar da Cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) na véspera da posse, mas na condição de presidente eleito e interino. O presidente da Venezuela falou de seu encontro com Fidel em sua conta no Twitter. “Estivemos cinco horas com Fidel recordando ao gigante [Chávez]. Sempre otimistas com a marcha da revolução latino-americana."

Maduro reuniu-se com membros do governo cubano, como o chanceler Bruno Rodríguez. Ministros cubanos e venezuelanos estiveram reunidos durante todo o sábado para tratar da chamada “aliança estratégica" entre os dois países.

Cuba e Venezuela mantêm convênios de cooperação há 12 anos, quando Fidel Castro e Hugo Chávez fizeram uma aliança política e econômica. Maduro disse que a viagem ratifica e amplia os acordos já existentes e “inicia uma nova etapa de cooperação em diversas áreas”.

De acordo com analistas venezuelanos, Maduro é muito ligado à família Castro, ao atual presidente Raul Castro, irmão de Fidel e ao próprio líder que iniciou a revolução socialista no país. Especula-se, inclusive, que ele foi escolhido por Hugo Chávez antes de morrer por influência da política cubana.

Com informações da Telesur e da Prensa Latina

Edição: Andréa Quintiere

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário