one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O padre haitiano da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, Onac Axenat

Imagem:

Compartilhar:

Padre haitiano se diz “impotente” com postura de seu país

Criado em 20/04/13 12h43 e atualizado em 20/04/13 12h53
Por Marcos Chagas Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Onac Axenat
Entre dezembro de 2012 e março deste ano, o missionário católico visitou o Haiti e conversou com diversas autoridades (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Brasília – Haitiano e pároco em 16 comunidades de Rio Branco (AC), o missionário católico da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago (SSST), Onac Axenat, se sente “impotente com a falta de atitude” dos governantes de seu país diante da imigração em massa de conterrâneos para o país.

Entre dezembro de 2012 e março deste ano ele visitou o Haiti e conversou com diversas autoridades sobre a ação de coiotes que aliciam no país pessoas para imigrar ilegalmente para o Brasil. “As autoridades [haitianas] não se manifestam como se [a ação dos coiotes e a saída em massa do país] não fosse culpa deles”, disse Axenat.

Nos meses que passou no Haiti, o missionário disse ter visitado cinco cidades. Segundo ele, todas funcionam em aparente normalidade. “Então, essas pessoas vem de onde?”, questiona o padre haitiano.

Assim que os imigrantes começaram a entrar no Brasil, em 2011, pelos municípios acrianos de Assis Brasil e Brasileia, Onac Axenat disse que ajudava o governo do estado e seus conterrâneos na assistência a essas pessoas. O problema, acrescentou, é que a imigração não parou mais e todos os dias entram dezenas de haitianos pela fronteira brasileira com o Peru e a Bolívia.

Para ele, os aliciadores haitianos se aproveitam das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos mais carentes, maioria da população. “Tem muita gente sem documento sem nada. Como vão ficar essas pessoas? O país está morto”, relatou o pároco.

O padre foi a primeira pessoa a denunciar o tráfico de haitianos para o Brasil. Em novembro de 2012, em entrevista à Agencia Brasil na capital Rio Branco (link), ele ressaltou que o alto número de cidadãos do Haiti caracterizaria tráfico de pessoas e não um simples processo migratório. “Alguns [dos imigrantes] venderam tudo no Haiti. A promessa era de que receberiam salários no Brasil entre US$ 1 mil e US$ 2 mil”, disse na ocasião.

Edição: Tereza Barbosa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário