one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos no Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Confrontos entre manifestantes e forças iraquianas deixam 27 mortos e 70 feridos

Criado em 23/04/13 11h53 e atualizado em 23/04/13 12h17
Por Agência Lusa

Conflitos oriente médio
Conflitos no Iraque

Kirkuk, Iraque – Segundo fontes militares, pelo menos 27 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em confrontos entre as forças armadas iraquianas e manifestantes sunitas antigovernamentais e armados, próximo de Kirkuk, no nordeste do Iraque. O confronto começou por volta das 5h (horário local), quando as forças armadas iraquianas invadiram a cidade de Hawijah, localizada a oeste de Kirkuk, onde ocorrem manifestações desde janeiro.

Segundo um general responsável pela área, as forças armadas reagiram a um ataque de um grupo militante sunita, conhecido como Exército de Naqshbandiya. Dois soldados morreram e sete ficaram feridos na operação, afirmaram as autoridades iraquianas. Cerca de 34 metralhadoras Kalashnikov e quatro armas PKM foram recuperadas no local.

O conflito ocorreu horas depois de Martin Kobler, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para o Iraque, ter pedido moderação das duas partes em Hawijah, onde as tensões estão aumentando. "Eu incentivo as forças de segurança iraquianas para exercerem o máximo de controle,  manterem a lei e a ordem, e os manifestantes para continuarem a preservar o caráter pacífico das manifestações," disse Kobler, em comunicado.

Os manifestantes, em sua maioria sunitas, têm invadido as ruas em protestos, iniciados há mais de quatro meses, em que pedem a demissão do primeiro-ministro, Nuri al-Maliki.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário