one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Carvalho de Azevêdo

Imagem:

Compartilhar:

Portugal confirma apoio a candidatura do Brasil na OMC

Criado em 10/04/13 18h10 e atualizado em 10/04/13 18h36
Por Gilberto Costa - Correspondente EBC Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Lisboa – Portugal vai apoiar a candidatura do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O chanceler Antonio Patriota foi recebido no final da tarde de hoje (10) pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, no Palácio de São Bento, em Lisboa.

A escolha do diretor-geral da OMC está prevista para 31 de maio. A apresentação da candidatura brasileira e o pedido de apoio de Portugal e dos demais membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi feito em fevereiro.

Além do interesse brasileiro na OMC, houve conversa sobre a reunião dos presidentes dos dois países. A expectativa de Portugal é que a Cimeira Luso-Brasileira ocorra no dia 10 de junho, Dia das Comunidades Portuguesas (Dia de Camões). O Brasil não confirmou a disponibilidade de agenda da presidenta Dilma Rousseff. Por causa de problema de agenda, a cimeira não ocorreu em setembro do ano passado.

Segundo o Itamaraty, há oito acordos prontos ou em finalização para serem assinados pelos presidentes. Entre eles, cooperações nas áreas de tecnologia e de educação – Portugal acolhe cerca de 5,5 mil estudantes brasileiros e é o principal destino dos estudantes de graduação do Programa Ciência sem Fronteiras.

Na reunião com Passos Coelho, Patriota também tratou do Acordo de Associação entre o Mercosul e União Europeia e do programa de privatizações de Portugal. No ano passado, empresas brasileiras tentaram sem sucesso adquirir as estatais portuguesas de distribuição de energia elétrica, administração aeroportuária e transporte aéreo.

Também recentemente, companhias privadas brasileiras fizeram grandes investimentos na indústria de cimento, na instalação de duas unidades de produção de material aeronáutico e na compra de hospitais.

A viagem do chanceler ainda prevê encontro com o secretário-executivo da CPLP, Murade Isaac Miguigy Murargy; e com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. De acordo com a assessoria de imprensa do primeiro-ministro Passos Coelho, haverá um comunicado conjunto após a reunião dos chanceleres amanhã (11).

Ainda na quinta-feira, Patriota visitará junto com o presidente da Câmara de Lisboa (prefeito), António Costa, o Espaço Brasil - o local alugado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para promover espetáculos musicais, exposições e cine-clube durante a passagem do Ano do Brasil em Portugal. O local tem funcionamento previsto até junho, mas o governo brasileiro avalia a possibilidade de manter o espaço por mais tempo.

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário