one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente eleito obteve até o momento 45% dos votos

Imagem:

Compartilhar:

Presidentes sul-americanos parabenizam Horacio Cartes nas eleições do Paraguai

Criado em 22/04/13 06h33 e atualizado em 22/04/13 09h37
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

presidente eleito do Paraguai mostra o número um com a mão
Os presidentes da Argentina, Uruguai e Colômbia enviaram mensagens de felicitações a Horacio Cartes. Os três indicaram que o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul está próximo (Foto: © Divulgação/ ANR)

Brasília – Os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Juan Manuel Santos (Colômbia) enviaram ontem (21) mensagens de felicitações ao presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes. Os três presidentes indicaram que o fim da suspensão do Paraguai dos blocos regionais está próximo porque o país demonstrou ter respeitado as instituições democráticas, na forma como ocorreram as eleições nesse domingo.

As eleições foram realizadas no momento em que o Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), pois os líderes dos dois blocos discordaram da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2006.

Por telefone, Cristina Kirchner parabenizou Cartes. No diálogo, a presidenta argentina disse que o Paraguai tem “assegurado” seu retorno ao Mercosul. "Seu lugar está ali no Mercosul, junto a todos nós, como sempre”, disse ela.

O paraguaio respondeu em sua conta na rede social Twitter. "Muitas bênçãos, presidenta, e mais uma vez, obrigado. Espero que venha em breve ao nosso país”, disse Cartes.

Mujica também conversou ontem com Cartes. Na conversa, o presidente disse que para o  Uruguai é “muito importante que as eleições tenham ocorrido com normalidade e que o país tenha vivido a democracia na sua plenitude”. No diálogo, Mujica convidou Cartes a participar da próxima Cúpula do Mercosul, em junho.

Por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, o governo colombiano também enviou mensagem a Cartes. “A Colômbia ratifica seu interesse em seguir fortalecendo as históricas relações de amizade e cooperação com o Paraguai e confia que as eleições tenham sido um elemento essencial da democracia, contribuindo para a plena normalização institucional e a pronta reincorporação do país na comunidade sul-americana”.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam, da Presidência da República do Uruguai e do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário