one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas norte-americanas no Afeganistão podem deixar país em 2014

Imagem:

Compartilhar:

Retirada de tropas norte-americanas do território afegão custará cerca de US$ 6 bilhões

Criado em 01/04/13 06h46 e atualizado em 01/04/13 07h42
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Tropas dos Estados Unidos
Tropas norte-americanas deixarão o Afeganistão. (US Army/Wikimedia Commons)

Brasília - A retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, onde há cerca de 68 mil militares estrangeiros, deve custar cerca de US$ 6 bilhões. A estimativa é do general Steven Shapiro, que comanda as tropas dos Estados Unidos. Ele disse que a retirada dos militares é uma “evolução natural da guerra”, mas reconheceu que a operação é de elevada complexidade.

Segundo o comandante Shapiro, ainda estão no Afeganistão mais de 100 mil veículos militares norte-americanos, depois dos 50 mil que foram retirados em 2012. O final de 2014 é a data estimada para a retirada das tropas estrangeiras e dos equipamentos da Força Internacional de Assistência e Segurança (Isaf) - o braço armado da Organização das Nações Unidas (ONU) no Afeganistão, que é comandado pelos Estados Unidos. De acordo com Shapiro, o custo dessas operações é “constantemente reavaliado”.

A dificuldade na retirada das tropas do Afeganistão está principalmente no fato de o país não ter litoral, impedindo o acesso direto ao mar. Por muito tempo, a maior parte dos equipamentos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chegava por intermédio do Porto de Carachi, no Sul do Paquistão, depois era transportada para o Afeganistão.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário