one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitor com a bandeira da Venezuela pintada no rosto

Imagem:

Compartilhar:

Sistema eleitoral da Venezuela é inviolável, diz Unasul

Criado em 12/04/13 19h14 e atualizado em 12/04/13 19h32
Por Leandra Felipe - Correspondente EBC Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Apoiadores de Capriles participam de campanha do candidato
Apoiadores de Capriles participam de campanha do candidato (Divulgação)

Caracas - A missão de acompanhamento eleitoral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) disse hoje (12) que o sistema eleitoral da Venezuela é confiável, seguro e inviolável. A avaliação foi feita pelos observadores do organismo após auditorias e reuniões, feitas ao longo da semana, com funcionários do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e com coordenadores de campanha dos principais candidatos à presidência do país. No domingo (14), os venezuelanos vão escolher o novo presidente.

LEIA TAMBÉM:

- General diz que Venezuela está "completamente calma" para eleições

O chefe da missão, Carlos Chaco Alvarez, disse que foi verificado o mesmo padrão utilizado na disputa presidencial de outubro do ano passado. “O sistema eleitoral oferece garantias na identificação dos eleitores, segredo de voto e a possibilidade de auditoria posterior com a impressão dos votos computados pelas urnas eletrônicas”, destacou Chaco.

Veja galeria de fotos da campanha presidencial:

Segundo a Unasul, amanhã (13), 40 fiscais da missão viajarão a nove estados venezuelanos para acompanhar a votação de domingo. Ao todo, 18.903.143 de eleitores estão habilitados a votar em 39.322 mesas de votação, em 13.810 centros de votação (sessões eleitorais).

Com relação às queixas apresentadas pela oposição, no começo da semana, de que pessoas ligadas à campanha de Nicolás Maduro, candidato do governo, teriam a senha que inicializa as urnas eletrônicas, Chaco disse que o tema foi superado. “Ficou comprovado que essa senha não interfere nos resultados e que tanto os fiscais opositores, quanto os do governo têm conhecimento deste número”, explicou.

O chefe da missão observa que com a disputa acirrada entre os candidatos - Henrique Capriles e Nicolás Maduro - e com expressivo nível de polarização, o sistema eleitoral no país funciona com a garantia de que a vontade da maioria prevalecerá no domingo.  “A Venezuela decidiu construir um sistema eleitoral confiável para que o eleitor participe sabendo que o resultado será a expressão do que as pessoas escolherem”, conclui Chaco.

No ano passado, 81% dos eleitores votaram no pleito, que elegeu Hugo Chávez, que morreu no mês passado. Ele lutava contra um câncer.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário