one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Taxa de desemprego fica estável em Portugal e chega a 12% na zona do euro

Criado em 02/04/13 10h43 e atualizado em 02/04/13 11h03
Por Gilberto Costa Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agencia Brasil/EBC*

Portugal
Taxa de desemprego fica estável em Portugal e chega a 12% na zona do euro (frproart / Creative Commons)

Lisboa - A taxa de desemprego em Portugal ficou estável em 17,5% em fevereiro deste ano, informou a Agência Lusa com base em dados do Eurostat, escritório oficial de estatísticas da União Europeia. Na zona do euro (17 países que adotam a moeda única) o índice foi 12% no mesmo período. Na União Europeia (27 países) a taxa foi 10,9%.

A estimativa é que houve um aumento de 109 mil desempregados nos 27 países analisados apenas em fevereiro na comparação com janeiro. Comparando com 2012, o estudo mostra que a taxa de desemprego aumentou em 19 países e caiu em em oito.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional:

Há cerca de 940 mil pessoas sem trabalho em Portugal. Na União Europeia são 26 milhões de desempregados e na zona do euro, 19 milhões.

Portugal tem a terceira maior taxa de desemprego da Europa, atrás da Grécia (26,4%) e da  Espanha (26,3%). Nos três países, os governos buscam alternativas para vencer os impactos causados pela crise econômica internacional, como a adoção de medidas de austeridade. A expectativa do governo e dos credores internacionais de Portugal é que o desemprego se aproxime até o fim do ano dos 19% - mais de 1 milhão de desempregados.

Os países com taxas mais baixas de desemprego são a Áustria (4,8%), Alemanha (5,4%), Luxemburgo (5,5%) e a Holanda (6,2%).

Os países europeus estão preocupados com a alta taxa de desemprego entre os jovens. A Grécia atingiu 58,4% (em dezembro de 2012); na  Espanha, o percentual está acima dos 55%; em Portugal, 38,2%; e na Itália, 37,8%.

*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário