one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nicolás Maduro

Imagem:

Compartilhar:

Unasul pede respeito ao resultado eleitoral na Venezuela

Criado em 19/04/13 07h08 e atualizado em 19/04/13 07h44
Por Leandra Felipe Edição:Juliana Andrade Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Campanha presidencial eleições venezuela - 10
Os chefes de Estado presentes na reunião viajarão à capital venezuelana para acompanhar a cerimônia de posse de Nicolás Maduro.(Rafael Barroso/CC)

Bogotá – Depois de uma cúpula extraordinária para discutir a situação na Venezuela após as eleições presidenciais do último domingo (14), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) pediu o respeito ao resultado do pleito. No encontro encerrado na madrugada de hoje (19), o bloco também reconheceu a importância de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ter decidido verificar 100% das urnas eletrônicas, atendendo a pedido da oposição no país.

O presidente eleito, Nicolás Maduro, participou da reunião, convocada após os protestos e manifestações liderados pelo candidato derrotado e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles. Após o encontro, os chefes de Estado apresentaram uma ata com cinco pontos de consenso. Além de reconhecer o CNE como órgão soberano para receber reclamações, a Unasul parabenizou o presidente eleito e disse que pretende cooperar para a solução dos problemas que possam afetar a democracia na região.
 

Leia mais:

Rice reitera apoio dos EUA à recontagem de votos na Venezuela

Estados Unidos insistem numa recontagem de votos e não reconhecem Maduro

Eleitores de Capriles continuam com panelaço por recontagem de votos na Venezuela

 

A Unasul irá designar uma missão observadora para acompanhar a investigação dos atos violentos ocorridos esta semana durante as manifestações que pediam a recontagem dos votos. O governo acusa a oposição de ser responsável pela morte de oito pessoas devido aos protestos.

Na ata, há também o pedido para que as partes políticas no país (governo e oposição) mantenham o clima de diálogo e de tolerância.

Participaram da reunião os presidentes Dilma Rousseff (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina), José Mujica (Uruguai), Evo Morales (Bolívia), Sebastián Piñera (Chile) e José Manuel Santos (Colômbia). O encontro foi convocada pelo presidente peruano, Ollanta Humala, responsável pela presidência pro tempore da Unasul.

O chefe de Estado peruano disse que cabe ao bloco promover a democracia e ajudar na solução dos problemas regionais.

A presidenta Dilma Rousseff e os demais chefes de Estado presentes na reunião viajarão à capital venezuelana para acompanhar a cerimônia de posse de Nicolás Maduro, marcada para as 13h no horário de Caracas (14h30, em Brasília).

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário