one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente colombiano Juan Manuel Santos

Imagem:

Compartilhar:

Aliança do Pacífico aumentará inserção no mercado asiático, diz Manuel Santos

Criado em 22/05/13 05h54 e atualizado em 22/05/13 07h15
Por Leandra Felipe Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

O presidente colombiano Juan Manuel Santos
A reunião do bloco formado por Chile, Colômbia, México e Peru começa hoje em Cali. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, defendeu que o grupo é uma “frente unida” para maior inserção no mercado da Ásia-Pacífico (Agência Telam)

Bogotá - Começa hoje (22) em Cali, departamento de Cauca, na região andina colombiana, a 7ª Cúpula da Aliança do Pacífico, bloco formado pelo Chile, a Colômbia, o México e o Peru. Nessa terça-feira à noite, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, qualificou o bloco como um dos mais importantes processos de integração da história latino-americana e destacou que os quatro países são uma “frente unida” para maior inserção no “grande mercado” Ásia-Pacífico.

“Os frutos desse processo serão vistos – e já estamos começando a ver – em mais desenvolvimento para a própria região pacífica e para o país em geral, com mais emprego”, disse Santos, em discurso em que falou sobre o evento.

Ele defendeu que a Aliança do Pacífico é mais ampla que um tratado de livre comércio (TLC). Para o presidente anfitrião da cúpula, trata-se de um processo de integração que implica a facilitação do comércio, a inversão e mobilidade entre os países-membros.

Juan Manuel Santos lembrou que, juntos, os quatro países têm quase 210 milhões de habitantes e representam mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina. “Somando nossos países, nossas economias, a Aliança representa a oitava economia do mundo”, ressaltou. Ele acrescentou que os quatro países também compartilham princípios e valores, a “fé na democracia e separação dos poderes”.

Além dos países que fazem parte da Aliança, a Costa Rica, o Panamá e a Guatemala já formalizaram pedidos de ingresso.

Na abertura do evento  estarão presentes os presidentes dos países fundadores do bloco, além dos que pretendem entrar no grupo. O primeiro- ministro do Canadá e delegações de outros países observadores, como a Nova Zelãndia e o Japão, também assistirão ao evento.

Durante a reunião, a Colômbia receberá do Chile a presidência pro-tempore do bloco. Além da cúpula, será realizado o 1º Encontro Empresarial da Aliança do Pacífico.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário