one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Por enquanto, não há relatos de danos e vítimas

Imagem:

Compartilhar:

Ameaça de tsunami põe região oriental da Rússia em alerta

Criado em 24/05/13 08h04 e atualizado em 24/05/13 08h27
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – As autoridades da Rússia emitiram hoje (24) alerta de tsunami na região de Sacalina e nas Ilhas Curilas, no extremo oriente do país. Nas duas áreas vivem cerca de 700 mil pessoas de várias etnias, sendo que a russa é uma delas. O alerta foi emitido devido à passagem de um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, que causou impactos no Mar de Okhotsk.

O Ministério das Situações de Emergência da Rússia apelou, em comunicado, aos habitantes daquelas regiões para que abandonem a zona costeira e procurem refúgio nas áreas mais elevadas.

A expressão tsunami é usada para definir uma série de ondas gigantes, causadas pelo deslocamento de grande volume no mar ou em um lago. O fenômeno ocorre, em geral, como consequência de sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas, deslizamentos de terra e movimentos de massa.

Segundo especialistas, condições meteorológicas, como depressões profundas que provocam ciclones tropicais podem gerar uma tempestade, chamada meteotsunami, o que pode elevar as marés a vários metros acima do nível normal.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário