one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dados comparativos entre a última década e a anterior mostram avanços nas áreas de educação e saúde.

Imagem:

Compartilhar:

Após 33 anos, Angola fará novo censo populacional

Criado em 14/05/13 18h19 e atualizado em 14/05/13 18h23
Por Agência Lusa

Luanda, Angola.
Luanda, capital de Angola (Martin H. / Creative Commons)

Luanda, 14 mai (Lusa) - A última vez que se soube oficialmente quantos habitantes havia em Angola foi em 1970, cinco anos antes da independência, e desde então nunca mais foi possível atualizar os dados, devido à guerra civil.

Nessa contagem, feita pelo regime colonial, apurou-se que cerca de 5,6 milhões de pessoas residiam na então província ultramarina de Angola. Desta vez, o processo é organizado pelas autoridades angolanas e o censo está marcado para o dia 16 de maio de 2014, mas o ensaio geral desta operação terá início na próxima quinta-feira, e abrangerá 100 aldeias e bairros distribuídos por 14 comunas em 12 municípios de sete das 18 províncias do país.

O processo de contagem oficial de habitantes de Angola tem sido marcado por grandes intervalos de tempo. Antes de 1970, a última contagem foi em 1940, e o resultado foi de pouco mais de 3,7 milhões de pessoas.

Após a independência, em 1975, a guerra civil angolana impediu a realização de operações deste tipo.  As Nações Unidas consideram como aconselhável para fundamentar as políticas de desenvolvimento a realização de recenseamentos regulares da população de 10 em 10 anos.

As tentativas realizadas entre 1983 e 1987 não foram consideradas, por não terem abrangido todo o território nacional nem obedecido aos princípios e recomendações internacionais para este tipo de contagem, estabelecidos pelas Nações Unidas.

Relativamente aos resultados do Censo de 2013, as autoridades angolanas tem previsão de recensear cerca de 21 milhões de pessoas. Os resultados provisórios serão divulgados três meses depois do momento censitário e os definitivos somente em 2014.

As primeiras tentativas de contagem da população em Angola foram feitas no século XVIII, mas não cobriam todo o território, segundo documentos disponíveis citados pela agência Angop.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário