one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldados da Coreia do Norte observam o lado sul-coreano da fronteira

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance no mar do Japão

Criado em 18/05/13 14h34 e atualizado em 18/05/13 14h50
Por Portal EBC*

Brasília - A Coreia do Norte disparou  três mísseis de curto alcance na direção do Mar do Japão, segundo anuncio do ministério da Defesa sul-coreano. O porta-voz do ministério acredita que os mísseis foram teleguiados e declarou desconhecer o motivo dos lançamentos. Funcionários do governo de Seul afirmaram que os lançamentos podem fazer parte de exercícios militares ou testes isolados, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Seul criticou os disparos, que considerou "uma provocação grave"."A comunidade internacional vai decretar sanções muito mais severas contra a Coreia do Norte por continuar a realizar estas absurdas provocações", declarou Min Hyun-joo, porta-voz do partido no poder Saenuri, citado pela Yonhap.

A Coreia do Sul vigia de perto os disparos de mísseis do Norte, que incluem, por vezes, tiros de mísseis de curto alcance durante exercícios militares.

"Será necessário realizar uma análise mais pormenorizada, mas os mísseis lançados podem ser um míssil anti-navio modificado ou o míssil terra-terra 'KN-02', derivado do míssil soviético 'SS-21', que tem um alcance de cerca de 120 quilômetros", afirmou o porta-voz sul-coreano à agência noticiosa da Coreia do Sul Yonhap.
Em Washington, um porta-voz do Departamento de Estado, Darby Holladay, indicou que os Estados Unidos "seguiam de perto a situação na península coreana" e "continuam a pressionar a Coreia do Norte a fazer prova de retenção e a atuar para melhorar as relações com os vizinhos".

Estes disparos surgem depois das manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, nesta semana, que Pyongyang considerou "provocações injustificadas" e preparativos para a guerra.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul receiam que os testes do míssil de alcance médio 'Musudan' norte-coreano relancem a tensão entre as Coreias, iniciada em fevereiro quando a Coreia do N orte realizou um novo teste nuclear.

Os mísseis 'Musudan' têm um alcance estimado entre 2.500 e 4.000 quilómetros, uma distância suficiente para atingir a Coreia do Sul e o Japão e, eventualmente, as bases norte-americanas situadas na ilha de Guam, no Pacífico.

No início de maio, um responsável da Defesa norte-americana indicou que o Norte tinha retirado dois mísseis 'Musudan' do local de lançamento, na costa leste do país, emum contexto de abrandamento das tensões na península.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito na península (1950-53) terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

* Com informações das agências públicas de notícias da Argentina, Télam e de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário