one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Complexo industrial de Kaesong

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul defende criação de parque industrial internacional

Criado em 09/05/13 06h41 e atualizado em 09/05/13 07h42
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Complexo industrial de Kaesong - Coreia do Norte
Objetivo é encerrar o impasse envolvendo as duas Coreias e manter a única parceria existente entre ambas, o parque industrial de Kaesong (Wikimedia Commons)

Brasília – A presidenta da Coreia do Sul,  Park Geun-Hye, propôs hoje (9) a construção de um parque internacional na fronteira com a Coreia do Norte. O objetivo é encerrar o impasse envolvendo as duas Coreias e manter a única parceria existente entre ambas, o parque industrial de Kaesong – que reúne 123 empresas sul-coreanas e cerca de 50 mil operários dos dois países. Porém, as atividades em  Kaesong estão suspensas há mais de um mês.

Park Geun-Hye fez a proposta em discurso ao Congresso dos Estados Unidos. Segundo ela, o parque industrial internacional pode ser construído na chamada zona desmilitarizada, que divide a Península Coreana desde o fim da guerra da Coreia, em 1953.

Leia também:

Coreia do Sul rejeita exigências para reabertura de parque industrial

Últimos sul-coreanos deixam parque industrial na Coreia do Norte

Coreia do Norte rejeita diálogo com a Coreia do Sul para reabrir parque industrial

Para a presidenta, a zona deve "fazer jus ao seu nome" e ser um local que "fortaleça a paz, não a ponha em risco". A referência refere-se ao fato de a região ser uma das mais militarizadas do mundo.

Ela não detalhou, entretanto, como será o parque industrial.  "[Será um local que] envie uma mensagem de paz a toda a humanidade", disse. O discurso da presidenta ocorre no momento em que a Coreia do Norte ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana que pode atingir a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário