one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Parque Industrial de Kaesong (Coreia do Norte) está sendo desenvolvido na região, com contribuição econômica da Coreia do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul rejeita exigências para reabertura de parque industrial

Criado em 06/05/13 06h41 e atualizado em 06/05/13 07h41
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Trabalhadores de Kaesong (Coreia do Norte) podem ser impedidos de trabalhar
Parque, aberto no território da Coreia do Norte em 2004, funcionava como o único polo de cooperação entre as duas Coreias, mas as atividades foram suspensas por tempo indeterminado (David Stanley / Creative Commons)

Brasília – O governo da Coreia do Sul rejeitou hoje (6) as exigências da Coreia do Norte para reativar as operações do complexo industrial de Kaesong. “As exigências do Norte são incompreensíveis e injustas”, disse o porta-voz do Ministério da Unificação, responsável pelos assuntos das duas Coreias, Kim Hyung-seok. Segundo o porta-voz do governo sul-coreano, o que se deseja é buscar o diálogo.

O parque industrial, aberto no território da Coreia do Norte em 2004, funcionava como o único polo de cooperação entre as duas Coreias, mas as atividades foram suspensas por tempo indeterminado em meio às ameaças de uma guerra nuclear deflagrada pelos norte-coreanos.

Leia também:

Últimos sul-coreanos deixam parque industrial na Coreia do Norte

Operários sul-coreanos negociam saída de parque industrial

Coreia do Norte rejeita diálogo com a Coreia do Sul para reabrir parque industrial

Ontem (5), a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte, liderada pelo presidente do país,  Kim Jong-un, admitiu reiniciar as operações no complexo industrial se a Coreia do Sul abandonar o que chamou de  “atos hostis e provocações militares”.

Jong-un referiu-se aos preparativos para um exercício militar conjunto da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, em agosto, e ao uso de balões para enviar à Coreia do Norte panfletos com críticas ao governo do país.

Cerca de 53 mil norte-coreanos trabalhavam em Kaesong até o início de abril, mas todos os funcionários foram retirados do parque industrial, inclusive os da Coreia do Sul. Os últimos operários saíram no dia 3.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário