one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Analistas de política internacional dizem que é pouco provável que a medida cause uma destituição imediata do primeiro-ministro paquistanês

Imagem:

Compartilhar:

Ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif reivindica vitória nas eleições legislativas

Criado em 11/05/13 17h23 e atualizado em 11/05/13 17h30
Por Agência Lusa Fonte:

Lahore, Paquistão - O antigo primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif reivindicou a vitória do seu partido nas eleições legislativas que se realizaram hoje (11) no Paquistão e pediu a ajuda dos seus adversários para "resolver os problemas" do país.

De acordo com as projeções divulgadas pelas televisões locais, citadas pela [agência de notícias] AFP, a Liga Muçulmana (PML-N), de Sharif, terá sido o partido mais votado com uma vantagem confortável sobre os seus principais rivais, o PTI (Movimento para a Justiça), e do PPP (Partido do Povo Paquistanês), da família Bhutto, mas não obterá a maioria absoluta no parlamento, o que deverá abrir o caminho a uma coligação.

A eleição das duas principais figuras destas legislativas, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif e o popular jogador de cricket Imran Khan, foi confirmada oficialmente, tendo este último admitido já a derrota. Sharif, lider da PML-N e chefe do Governo paquistanês de 1990 a 1993 e de 1997 a 1999, foi eleito numa circunscrição do seu Estado natal, o Pundjab (este do Paquistão).

Quanto a Imran Khan, o líder do PTI - partido que não contava com qualquer deputado no parlamento cessante, mas visto como uma força crescente – foi eleito em Peshawar, capital da província de Khyber Pakhtunkhwa (Noroeste).

O antigo primeiro-ministro Raja Pervez Ashraf, do PPP, foi derrotado na sua circunscrição, na cidade de Rawalpindi, no Punjab, pelo candidato do PML-N Raja Javed Ikhlas, de acordo com a televisão estatal.

Mais de 86 milhões de paquistaneses foram hoje chamados a escolher os 342 deputados à Assembleia Nacional do país, assim como os seus representantes nas quatro assembleias provinciais paquistanesas. Um total de 272 deputados são eleitos diretamente e 70 outros são nomeados em função de uma lista proporcional.

Observadores citados pela AFP esperam que a Liga Muçulmana venha a ocupar 100 assentos de entre os 272 diretamente eleitos, e o PTI poderá obter entre 20 a 45 assentos diretos num escrutínio marcado por forte participação e atentados mortíferos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário