one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 130 presos de Guantánamo fazem greve de fome contra maus tratos

Imagem: U.S. Army/Creative Commons

Compartilhar:

Greve de fome em Guantánamo completa cem dias

Criado em 17/05/13 11h06 e atualizado em 17/05/13 12h27
Por Portal EBC*

A greve de fome mantida por 130 presos da prisão norte-americana de Guantánamo, localizada em Cuba, completa nesta sexta-feira (17) cem dias. Os detentos reclamam de maus tratos e abusos por parte dos seguranças. O Exército norte-americano informou que uma pessoa desmaiou e reconheceu que durante esse período houve “várias emergências médicas”.

O porta-voz da Prisão de Guantánamo declarou que o alerta amarelo foi disparado quatro vezes na quinta-feira (16). O alarme informa quando existe uma emergência médica. Não foram dados detalhes sobre as causas dos atendimentos. O porta-voz limitou-se a dizer que um preso inconsciente  foi retirado do chão.

A situação de Guantánamo é um dos maiores desafios do presidente Barack Obama para este ano, com graves acusações de violações de direitos humanos e crise humanitária por parte dos Estados Unidos. 

De acordo com advogados de alguns presos, pelo menos 30 dos grevistas são alimentados à força há semanas. Cinco deles estariam hospitalizados. A alimentação forçada já recebeu fortes condenações por grupos de direitos humanos e também pela Associação Médica norte-americana.

Iniciada em 6 de fevereiro deste ano, a greve de fome mantida pelos prisioneiros é uma forma de alertar a sociedade mundial quanto às “duras condições” vivenciadas em Guantánamo. É neste local que também está instalada uma base naval dos Estados Unidos, localizada em território cubano  arrendado para os norte-americanos no início do século XX.

* Com informações da agência de notícias Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário