one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lula

Imagem:

Compartilhar:

Lula inaugura universidade na Argentina e recebe títulos de doutor honoris causa

Criado em 17/05/13 10h18 e atualizado em 17/05/13 10h37
Por Monica Yanakiew Edição:Juliana Andrade e Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lula
Ex-presidente Lula (Aloízio Mercadante / Creative Commons)

Buenos Aires - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, inauguraram em Buenos Aires uma universidade construída pelo Sindicato de Porteiros e Zeladores de Prédios. É a primeira instituição de ensino superior na América Latina criada por uma organização sindical. Nesta sexta-feira (17), Lula recebe, no Congresso, títulos de doutor honoris causa de várias universidades argentinas.

O ex-presidente demonstrou apoio a Cristina Kirchner, em ano eleitoral e em meio a uma guerra do governo argentino com o Grupo Clarín - a maior holding de comunicação do país, dona de jornais, emissoras de rádio e de televisão. "Quero sugerir aos argentinos que não deixem os adversários escreverem a história do que vocês representam para o país", disse.

Ao enumerar os avanços em educação no Brasil nos últimos anos, Lula criticou os “setores conservadores” que, segundo ele, “não entendem o que aconteceu no país na última década, como nunca entenderam o que ocorreu na Argentina entre os anos 1940 e 1950 (na gestão de Juan Domingo Peron, fundador do partido Justicialista ou Peronista) e não compreendem o que está acontecendo agora.”

Em outubro, o país promove eleições para renovar o Congresso, atualmente controlado pelo governo. A oposição continua fragmentada, mas comecou a se unir em torno de algumas bandeiras. Uma delas é impedir que Cristina Kirchner mude a Constituição para disputar um terceiro mandato (proposta feita por alguns de seus correligionários e negada pela presidenta). Outra bandeira é o combate à inflação (que oficialmente é 11% e que, segundo economistas independentes e sindicalistas, será quase 24% este ano).

Em meio à disputa poliíica está o Grupo Clarín, que o governo tentou desmembrar com a Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, conhecida como Lei de Meios, aprovada pelo Congresso em 2009. O texto trata do controle das licenças e da abrangência dos meios de comunicação. O Clarín tem mais que o permitido pela nova legislação e entrou com recurso na Justiça, argumentando que tem direitos adquiridos. Além disso, publicou denúncias de corrupção, que não foram provadas nem oficialmente desmentidas.

Nesta sexta-feira (17), Lula recebe, no Congresso, títulos de doutor honoris causa de várias universidades argentinas.

Edição: Juliana Andrade e Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário