one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alpinistas no Everest

Imagem:

Compartilhar:

Nepal nega autorização para brasileiro voar de parapente no Everest, mas alpinista mantém escalada

Criado em 20/05/13 15h33 e atualizado em 20/05/13 15h52
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Alpinistas no Everest
“Vamos pintar o Everest de verde e amarelo”, brinca Raineri (Didrik Johnck/Creative Commons)

Brasília – Pouco antes de seguir hoje (20) rumo ao cume do Everest, a montanha mais alta do mundo, com mais de 8 mil metros de altura, o alpinista brasileiro Rodrigo Raineri, de 43 anos, recebeu ordem do governo nepalês para cancelar o voo de parapente que estava planejado no local. As autoridades do Nepal informaram que a suspensão da autorização ocorreu devido a questões técnicas.

Raineri, porém, conseguiu seguir viagem para alcançar o cume da montanha, pela terceira vez, acompanhado agora por mais três brasileiros: Joel Kriger, Carlos Canellas e Carlos Santalena. O grupo subiu em direção ao alto da montanha por volta do meio-dia de hoje e enfrentando temperatura de 25 graus Celsius negativos. A previsão é que os quatro cheguem por volta da meia-noite no Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, entre a China e o Tibet.

Ouça também: Como É Ser Alpinista?

Creative Commons - CC BY 3.0 -

“Vamos pintar o Everest de verde e amarelo”, brincou o alpinista, segundo sua assessoria de imprensa. “Vamos chegar [os quatro] juntos, estamos motivados, com a emoção à flor da pele. E, para mim é muito especial ser o único brasileiro a chegar no ponto mais alto do planeta três vezes. A expectativa é muito boa”, disse ele.

Raineri é um dos montanhistas mais experientes do Brasil e quer ser a primeira pessoa na história a fazer um voo solo de parapente a partir do Everest. Há dois meses, o alpinista negocia com o governo nepalês a escalada à montanha e inclusive leva, na mochila, as bandeiras do Brasil e do Nepal.

“O processo estava encaminhado há dois meses, com ajuda do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e do Ministério do Esporte brasileiro. O governo nepalês nos sinalizou que estava tudo certo, inclusive quando cheguei aqui, isso foi reforçado. Mas depois veio a negativa”, contou o alpinista, por intermédio de sua assessoria. “É mesmo uma pena, porque o clima está bem favorável e eu tenho 95% de certeza que se chegasse lá com o parapente faria a decolagem”.

Ex-professor universitário de engenharia, Raineri mantém na internet uma página sobre seus desafios e também informa por meio da rede social facebook o passo-a-passo da sua viagem.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário