one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Números da indústria confirmam impacto da recessão em Portugal

Criado em 08/05/13 12h04 e atualizado em 08/05/13 12h12
Por Gilberto Costa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Portugal
Portugal (frproart / Creative Commons)

Lisboa – O volume de negócios da indústria de Portugal caiu 8,3% em março deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. O indicador está em queda desde antes do programa de ajustamento econômico, iniciado em abril de 2011, e é negativo há 38 meses (desde setembro daquele ano); período que corresponde ao da recessão econômica de 2011 e 2012 – com queda do Produto Interno Bruto (PIB) de -1,6% e -3,2%, respectivamente.

O dado consolidado para o primeiro trimestre de 2013 indica recuo de 5,9% no volume de negócios da indústria. Com a diminuição, também caem a oferta de emprego no setor industrial (-3,7%), o volume de remuneração (-2,1%) e o total de horas trabalhadas (-4,4%), informa o Instituto Nacional de Estatística (INE), que equivale ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda mais acentuada, de 22%, ocorreu na compra de bens de capital (máquinas e aparelhos).

As vendas da indústria caíram tanto para o mercado interno (-9,2%) quanto para o mercado externo (-7,2%). Com a queda do consumo interno – causada pela diminuição do poder de compra das famílias e das empresas, o governo português vem estimulando o aumento das exportações de bens industriais (com maior valor agregado que os produtos primários) e, recentemente, anunciou pacote para atenuar a crise e vender mais ao exterior.

Além do superávit nas transações comerciais, o governo persegue, desde o início do programa de ajuste econômico, o controle do déficit público para poder voltar a negociar regularmente os títulos da dívida pública e assim financiar a economia. Ontem (7), Portugal emitiu 3 bilhões de euros em títulos da dívida pública com prazo de 10 anos para pagamento. Segundo o ministro das Finanças, Vitor Gaspar, a emissão foi um “grande sucesso ” e a procura pelos papéis superou a oferta em “mais que três vezes”.

O porta-voz para os Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia (CE), Simon O'Connor, afirmou que o desempenho da emissão da dívida é uma “indicação clara” da confiança dos investidores na economia portuguesa e reflete a concretização do programa de ajustamento que é patrocinado pela própria CE, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetário Internacional; a chamada Troika que está em visita técnica a Portugal.

A despeito da avaliação dos credores internacionais e do governo, o desempenho dos títulos da dívida não foi considerado “grande sucesso” por todos em Portugal. Conforme o economista Luís Salgado de Matos, do blog O Economista Português, a emissão de títulos “está na fronteira do insustentável financeiramente”, por causa dos juros que Portugal promete pagar - 38% acima do que a Espanha faz, apesar dos vizinhos ibéricos também estarem em grave crise, mas sem intervenção da Troika.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário