one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festa dos torcedores do Corinthians na avenida Paulista, após título na Libertadores 2012.

Imagem:

Compartilhar:

Patriota e chanceler boliviano conversam sobre corintianos presos

Criado em 14/05/13 19h59 e atualizado em 14/05/13 20h14
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Bolívia, David Choquehuanca, conversaram hoje (14), em Santa Cruz (Bolívia), sobre a situação dos 12 brasileiros detidos, na cidade boliviana de Oruro, sob a acusação de participação na morte do estudante Kevin Espada, de 14 anos. Os torcedores corinthianos estão detidos há quase três meses. As autoridades brasileiras tentam obter o relaxamento da prisão dos torcedores e a permissão para o cumprimento de pena domiciliar.

O assunto deverá ser tratado também amanhã (15) em reuniões do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com autoridades bolivianas. Cardozo estará no país para discussões sobre segurança de fronteiras e combate ao narcotráfico.

Ouça: Governo reúne provas para inocentar corintianos presos na Bolívia

A Embaixada do Brasil na Bolívia ajudou a defesa dos corinthianos a alugar uma casa em Oruro para que os torcedores possam permanecer em prisão domiciliar, enquanto aguardam o indiciamento formal. Na Câmara dos Deputados, foi criado um grupo de trabalho especialmente para acompanhar a situação dos brasileiros.

Os 12 torcedores foram presos após a morte do estudante boliviano durante o jogo entre Corinthians e San José (time boliviano), na Bolívia, na disputa pela Taça Libertadores. Espada morreu ao ser atingido por um sinalizador. Para os policiais bolivianos, o sinalizador foi disparado da área onde estavam os torcedores brasileiros. Eles negam responsabilidade.

O grupo de trabalho formado por parlamentares se reuniu ontem (13) com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O deputado Vítor Paulo (PRB-RJ) é o coordenador do grupo. De acordo com os parlamentares, os próximos dias são decisivos, pois o governo brasileiro tem se esforçado para indicar que é ilegal a prisão dos 12 torcedores, uma vez que cinco deles estavam do lado de fora do estádio quando houve o disparo.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário