one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Após seis anos de governo, o presidente do Equador Rafael Correa tenta reeleição no dia 17 de fevereiro

Imagem:

Compartilhar:

Rafael Correa toma posse nesta sexta-feira

Criado em 24/05/13 08h09 e atualizado em 24/05/13 08h23
Por Leandra Felipe Edição:Denise Griesinger Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – Cerca de 90 delegações e pelo menos dez chefes de Estado assistirão hoje (24) a posse do presidente do Equador, Rafael Correa. A cerimônia está prevista para as 10h (12h no horário de Brasília). Reeleito em fevereiro, Correa tomará posse na Assembleia Nacional, em solenidade conduzida por três mulheres: pela presidenta da Assembleia, Gabriela Rivadeneira, e pelas vice-presidentes da casa Legislativa, Rosana Alvarado e Marcela Aguiñaga.

"Definitivamente, teremos um ato transcendental. O presidente da República, sendo juramentado e tomando posse para um novo período perante a Assembleia que representa o povo equatoriano, sobretudo uma Assembleia que, pela primeira vez, marcou uma ruptura ao ter três mulheres em sua condução", ressaltou Rivadeneira.

Confirmaram presença os presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad; da Venezuela , Nicolás Maduro; do Peru, Ollanta Humala; da Bolívia, Evo Morales e da Colômbia, Juan Manuel Santos. A posse deve durar cerca de três horas, a presidenta Dilma Rousseff não estará presente, porque que viajou ontem (23) à Etiópia, para as comemorações dos 50 anos da União Africana. O Brasil será representado na cerimônia, pelo vice-presidente Michel Temer.

Com ampla popularidade no país, Rafael Correa, foi reeleito em fevereiro com 57% dos votos no primeiro turno, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Guillermo Lasso que obteve 22% dos votos. Correa teve quase 16% mais votos que a soma total dos votos alcançados pelos sete candidatos que enfrentou.

Economista, formado nos Estados Unidos, Correa é um dos representantes mais ativos da chamada Aliança Bolivariana, criada e idealizada pelo presidente Hugo Chávez, falecido em março. Seu primeiro mandato foi focado na redução da pobreza. Correa já começou a fazer mudanças em sua equipe para este mandato, que terminará em 2017. No último dia 09, ele nomeou nove ministros e reorganizou seu gabinete.

*Com informações da Multiestatal Telesur e do site da Assembleia Legislativa do Equador

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário