one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Venda de carne suína do Brasil para Argentina é reestabelecida graças a novo acordo

Imagem:

Compartilhar:

Santa Catarina recebe habilitação para exportar carne suína in natura ao Japão

Criado em 24/05/13 13h00 e atualizado em 24/05/13 13h21
Por Danilo Macedo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Comércio de carne suína do Brasil para a Argentina
Em 2012, o japão importou o equivalente a R$ 5,2 bilhões em carne suína (Cgoodwin/Creative Commons)

Brasília – Autoridades japonesas informaram ao governo brasileiro a decisão de habilitar o estado de Santa Catarina para exportar carne suína in natura ao Japão. O processo de abertura do mercado do país asiático durou alguns anos e, segundo o Ministério de Relações Exteriores, o fato “reitera a conhecida qualidade e sanidade do produto brasileiro”, além de ser um passo importante na ampliação e diversificação de destinos dos produtos do agronegócio nacional.

Atualmente, os exportadores brasileiros exportam para o Japão apenas derivados de carne suína processados. O governo acredita que a abertura do mercado para Santa Catarina vai fortalecer a cadeia produtiva do setor no estado, gerando emprego e renda, principalmente para os pequenos produtores. De acordo com o governador Raimundo Colombo, cerca de 50 mil famílias catarinenses criam suínos.

O mercado japonês de carne suína é estimado em 1,8 milhão de toneladas, sendo quase metade abastecido por produtos importados. Em 2012, o japão importou o equivalente a R$ 5,2 bilhões em carne suína.

Em 2013, os Estados Unidos também autorizaram a habilitação de frigoríficos de Santa Catarina para exportação de carne suína. O estado é, atualmente, o único no Brasil com status reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa sem vacinação.

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário