one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 130 presos de Guantánamo fazem greve de fome contra maus tratos

Imagem: U.S. Army/Creative Commons

Compartilhar:

Autoridades norte-americanas reforçam promessa de fechar Guantánamo

Criado em 08/06/13 11h46 e atualizado em 08/06/13 12h00
Por Renata Giraldi Fonte:Agência Brasil

Brasília –  O chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, e os senadores John McCain (do Partido Republicano) e Dianne Feinstein (do Partido Democrata) reiteraram que será cumprido o compromisso de encerrar a prisão de Guantánamo, em Cuba. No presídio, são mantidos, em geral, os presos julgados por envolvimento com ações terroristas. A maioria dos detentos é formada por seguidores do islamismo. Ontem (7) manifestantes protestaram em frente à Casa Branca para reivindicar o fim da prisão.

McDonough, McCain e Feinstein foram até a Base Naval dos Estados Unidos em Guantánamo, em Cuba. Eles analisaram as instalações e operações na prisão para determinar os passos seguintes para o seu encerramento. Em comunicado, a Casa Branca e os senadores elogiaram os funcionários pela “forma segura e respeitosa” com que tratam os 166 presos.

Porém, nos últimos dias 103 detentos fizeram greve de fome em protesto ao modo como eram tratados pelos funcionários norte-americanos de Guantánamo. Os detentos reclamaram de desrespeito à religião muçulmana e agressões. Pelo menos 41 presos são alimentados à força. Dos 166 detidos, 86 receberam autorização para serem libertados.

A visita do enviado de Obama e dos dois parlamentares a Guantánamo ocorre uma semana depois de o governo apresentar um novo plano para o encerramento da prisão. A greve de fome dos presos levou Obama a se manifestar sobre a promessa de fechar a prisão, feita por ele na campanha eleitoral de 2008.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário