one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Parque Industrial de Kaesong (Coreia do Norte) está sendo desenvolvido na região, com contribuição econômica da Coreia do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte quer uma reunião prévia com a vizinha Coreia do Sul antes do encontro do dia 12

Criado em 07/06/13 08h35 e atualizado em 07/06/13 08h42
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Trabalhadores de Kaesong (Coreia do Norte) podem ser impedidos de trabalhar
Ideia é que o encontro preliminar ocorra em Kaesong, a dez quilômetros da fronteira com a Coreia do Sul onde funciona o complexo industrial entre os dois países (David Stanley / Creative Commons)

Brasília - O governo da Coreia do Norte propôs hoje (7) às autoridades da Coreia do Sul uma reunião preliminar, em território norte-coreano, antes do encontro marcado para o dia 12. O Comitê para a Reconciliação Pacífica da Coreia do Norte informou, em comunicado, que são necessários contatos prévios para definir alguns temas. A ideia é que o encontro preliminar ocorra em Kaesong, a dez quilômetros da fronteira com a Coreia do Sul onde funciona o complexo industrial entre os dois países.

Leia também:

Reunião entre autoridades das Coreias do Sul e do Norte é marcada para o dia 12

Coreias do Sul e do Norte definem início de diálogo em busca de solução para impasse

Em comunicado, o Comitê para a Reconciliação Pacífica da Coreia do Norte elogiou o “fato de Seul [Coreia do Sul] ter respondido de forma rápida e positiva à proposta de negociações entre ambas as autoridades”. Segundo a nota, a tendência é que as Coreias estabeleçam “uma nova e decisiva fase nas relações”.

As autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcaram para o próximo dia 12 a reunião destinada a buscar uma solução pacífica para o fim do impasse envolvendo o complexo industrial de Kaesong e a reunião de famílias separadas pelo fim da Guerra da Coreia, em 1953. A proposta do encontro foi apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae.

O governo da China, que mantém relações com os dois países, elogiou a iniciativa. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, disse que o governo "sempre apoiou as duas partes a melhorar a situação por meio do diálogo".

As últimas reuniões com o mesmo propósito foram organizados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em 2010. A iniciativa desta vez ocorre em meio à tensão provocada pela ameaça norte-coreana de deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário