one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Cúpula do Mercosul é adiada para agosto, após a posse do presidente eleito do Paraguai

Criado em 05/06/13 19h33 e atualizado em 05/06/13 19h55
Por Monica Yanakiew - Coorespondente internacional Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Buenos Aires - A cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), prevista para o dia 28 de junho em Montevidéu, foi adiada para agosto, depois da posse do presidente eleito do Paraguai, Horácio Cartes. Foi uma decisão política para evitar o mal-estar entre os quatro países fundadores do bloco regional (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e o novo membro, Venezuela.

Se a data original fosse mantida, o Paraguai não participaria da cúpula. O país foi suspenso do bloco pela maioria dos países-membros (Brasil, Argentina e Uruguaio) em junho passado, depois da destituição do então presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Os países vizinhos questionaram a legitimidade do impeachment relâmpago, que, em 48 horas, substituiu Lugo pelo vice Federico Franco. A decisão foi reincorporar o Paraguai somente após a posse do novo presidente, eleito em abril passado.

O empresário Horácio Cartes - candidato do Partido Colorado (que votou pela destituição de Lugo no Congresso) – foi eleito no dia 21 de abril deste ano, mas só assumirá o governo em agosto. Ele foi convidado pelo presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, para participar – como presidente eleito – da cúpula do Mercosul em junho. Mas, na primeira entrevista coletiva, depois da eleição, disse que preferia esperar a posse para não ser descortês com Franco.

Cartes declarou que quer normalizar, o quanto antes, a situação do Paraguai, tanto no Mercosul como na Unasul (União de Nações Sul-Americanas), da qual foi suspenso pelo mesmo motivo.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário