one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obama ficará no poder por mais quatro anos

Imagem:

Compartilhar:

Em visita à África do Sul, Obama conversa com mulher e filhas de Mandela

Criado em 29/06/13 12h57 e atualizado em 29/06/13 13h10
Por Da Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou hoje (29) com Graça Machel, mulher de Nelson Mandela, e se encontrou com parentes do ex-presidente sul-africano. Mais cedo, o presidente norte-americano, que está em visita à África do Sul, tinha anunciado que não visitaria Mandela no hospital em respeito à família.

A Casa Branca informou, em nota, que Obama telefonou a Graça Machel, casada com Mandela desde 1998, e transmitiu apoio. A primeira-dama Michelle Obama também falou com ela.

Em comunicado, Machel disse se sentir honrada com as mensagens do casal Obama e informou ter transmitido as palavras de apoio a Mandela. O presidente norte-americano também se encontrou com duas filhas e alguns netos do ex-presidente sul-africano.

Mais cedo, Obama tinha informado que não visitaria Mandela no hospital em respeito à família. Em entrevista coletiva ao lado do presidente sul-africano, Jacob Zuma, Obama elogiou a coragem de Mandela e o considerou “uma inspiração para o mundo”.

“A demonstração de amor que temos visto nos últimos dias mostra que o triunfo de Nelson Mandela e sua nação fala de algo muito profundo no espírito humano, o anseio por justiça e dignidade que transcende as fronteiras de raça, classe, fé e país”, declarou Obama.

Zuma disse que Obama e Mandela foram “ligados pela história como os primeiros presidentes negros de seus respectivos países, assim ambos carregam os sonhos de milhões de pessoas na África e na diáspora que antes eram oprimidos”. O presidente sul-africano destacou ainda que a visita de Obama foi “bem programada” para tirar proveito de um mercado crescente na África do Sul, e pediu maior investimento dos Estados Unidos no país.

Primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela foi internado há quase uma semana com o quadro de infecção pulmonar. Obama, que está viajando com sua família, chegou ao Senegal na sexta-feira (28) e, em seguida, foi para a África do Sul. Durante a viagem de fim de semana, o presidente dos EUA vai visitar a Robben Island, ilha onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos.

* Com informações da Agência Lusa e da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário