one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Irã elege novo presidente nesta sexta-feira

Criado em 12/06/13 10h49 e atualizado em 12/06/13 11h06
Por © Agência Lusa

Mahmoud Ahmadinejad
Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Irã realiza na sexta-feira (14) eleições presidenciais para escolher o sucessor de Mahmud Ahmadinejad, uma corrida dominada pelos conservadores mas em que a multiplicação do apoio ao único candidato moderado, Hassan Rowhani, pode gerar tensões.

Na reta final da campanha, que termina oficialmente às 8h de quinta-feira (13), multiplicaram-se os apelos para que os quatro conservadores na corrida desistam em favor daquele que, de entre eles, estiver mais bem colocado para vencer - o presidente da câmara de Teerã, Mohammad Bagher Ghalibaf, ou o negociador nuclear Said Jalili.

São chamados à votação cerca de 50,5 milhões de eleitores que deverão escolher um presidente entre seis candidatos – cinco conservadores e um moderado -, mas também 207 mil conselheiros locais e municipais.

Moderados e reformadores uniram-se em torno de Hassan Rowhani, cujas hipóteses foram reforçadas com os apoios declarados pelos ex-presidentes Akbar Hachemi Rafsandjani (moderado) e Mohammad Khatami (reformador), e a desistência do outro candidato moderado, Mohamad Reza Aref, a pedido de Khatami.

Rowhani, um clérigo moderado de 64 anos, defende uma política de diálogo com as potências ocidentais nas negociações sobre o programa nuclear iraniano para aliviar as sanções internacionais e os graves problemas econômicos decorrentes.

Segundo uma das poucas sondagens tornadas públicas, realizada pela agência Mehr junto a 10 mil eleitores, Ghalibaf lidera a corrida com 17,8% das intenções de voto, seguido de Rowhani (14,6%) e de Jalili (9,8%). A dois dias da eleição, 30% estão indecisos.

Os outros candidatos são o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Ali Akbar Velayati, o antigo responsável dos Guardas da Revolução Mohsen Rezai e o ex-conselheiro municipal de Teerã, Mohammad Gharazi.

O ambiente eleitoral é descrito por jornais internacionais como "muito controlado". Os comícios na rua foram proibidos, só podendo realizar-se em estádios e pavilhões, e as candidaturas aprovadas pelo Conselho dos Guardiães da Constituição são dominadas pelos conservadores próximos do guia supremo, o ayatollah Ali Khamenei para evitar a contestação que marcou as eleições de há quatro anos.

Os dois "rostos" do "movimento verde" pró-reformador de 2009, Mir Hossein Musavi e Mehdi Karubi, continuam em prisão domiciliária e as candidaturas de destacadas figuras moderadas, como o ex-presidente Rafsandjani, foram recusadas - segundo o próprio, por pressão de "um alto dirigente da segurança" do regime.

Num discurso pronunciado hoje, o ayatollah Khamenei voltou a apelar à participação na eleição: “Sim, insisto numa presença maciça dos iranianos na eleição, porque isso vai desencorajar os inimigos que pretendem reduzir a pressão (exercida pelas sanções internacionais) e escolher outra via”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário