one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Iranianos irão às urnas para escolher o novo presidente do país

Imagem:

Compartilhar:

Iranianos vão às urnas para escolher sucessor de Ahmadinejad

Criado em 14/06/13 07h23 e atualizado em 14/06/13 07h55
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Iranianos irão às urnas para escolher o novo presidente do país
Iranianos irão às urnas para escolher o novo presidente do país (Beshef / Creative Commons)

Brasília – No Irã, alguns dos 50,6 milhões de eleitores saíram cedo hoje (14) para escolher o sucessor do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Na disputa, há seis candidatos apontados com chances. Apenas três são considerados reformistas moderados, os demais são avaliados como conservadores. Há 130 mil urnas à disposição dos eleitores, em 67 mil zonas eleitorais. Serão escolhidos também 27 mil conselheiros locais e municipais.

Moderados e reformadores demonstram que vão apoiar o candidato Hassan Rowhani, cujas chances aumentaram com o apoio dos ex-presidentes Akbar Hachemi Rafsandjani (moderado) e Mohammad Khatami (reformista). O apoio ocorreu em meio à desistência do também moderado Mohamad Reza Aref, a pedido de Khatami.

Leia mais:

Irã: na véspera das eleições presidenciais, principais candidatos encerram campanhas


Irã elege novo presidente nesta sexta-feira
 

Rowhani, religioso moderado, de 64 anos, defende uma política de diálogo com as potências ocidentais nas negociações sobre o programa nuclear iraniano na tentativa de reduzir as sanções internacionais e as dificuldades econômicas causadas pelas restrições. Parte da comunidade internacional é favorável à imposição de restrições ao Irã por acreditar que há o desenvolvimento de armas atômicas no país.

O Repórter Brasil explicou a estrutura de poder do Irã. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

As últimas pesquisas de opinião no Irã, promovidas pela agência de notícias Mehr com 10 mil  eleitores, mostraram que Ghalibaf lidera a disputa com 17,8% das intenções de voto, seguido de Rowhani com 14,6%, e do conservador Said Jalili, atual secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador internacional para temas nucleares, com 9,8%. A dois dias da eleição, 30% se disseram indecisos.

Também estão na disputa os candidatos Ali Akbar Velayati, ex-ministro das Relações Exteriores, Mohammad Gharazi, prefeito de Teerã, a capital iraniana, e Mohsen Rezai, ex-responsável pelas Guardas da Revolução.

A imprensa iraniana informa que o ambiente eleitoral é tranquilo. Até ontem (13), houve comícios e campanhas de rua. Todas as candidaturas foram submetidas à avaliação do Conselho dos Guardiães da Constituição, que não autorizou a maioria delas.

Mir Hossein Musavi e Mehdi Karubi, dois líderes do movimento reformador de 2009, estão detidos em prisão domiciliar.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário